terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Três plataformas de conteúdo audiovisual com potencial educativo: Afroflix, VideoCamp e LibreFlix


Descobri na rede social o Centro de Referências em Educação Integral, que selecionou três plataformas online e gratuitas que oferecem conteúdo cinematográfico com temas que dialogam com o conceito de educação integral. São filmes, documentários, séries e animações que discutem direitos humanos, educação, infância, gênero, questão racial, entre outros pontos. São eles o AfroFlix, o VideoCampo e o LibreFlix, que seguem abaixo descrições e links para visitação:
AFROFLIX



O AFROFLIX é uma plataforma colaborativa que disponibiliza conteúdos audiovisuais a partir de um critério: pelo menos uma pessoa negra assina uma área de atuação técnica/artística da produção. Criado em 2016 de forma independente, o site oferece mais de 100 títulos brasileiros, classificados em oito categorias como documentário, experimental e ficção.
O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para as produções e fazer com que circulem pela rede. Por isso, qualquer usuário pode assistir os conteúdos e indicar novos títulos para o site, desde que sigam o critério mencionado.
O destaque da plataforma é o filme “Batalhas”, produzido pelo próprio AFROFLIX, sobre o espetáculo “Na Batalha”, que narra a história do funk por meio do passinho – dança contemporânea das favelas cariocas.

VIDEOCAMP



O VIDEOCAMP é o resultado da parceria entre Instituo Alana e produtora Maria Farinha Filmes, a plataforma funciona como uma espécie de curadora de conteúdo. O Videocamp faz a ponte entre os produtores e o público, reunindo produções audiovisuais nacionais e internacionais com viés social e provocativo, como os filmes “O começo da vida” (2016) e “Criança, a alma do negócio” (2008).
A ferramenta é gratuita e para navegar é preciso criar uma conta de acesso à plataforma. Também é possível solicitar exibições gratuitas e públicas dos filmes, mas para isso é necessário reunir o número mínimo de cinco espectadores. Além disso, o Videocamp permite ao usuário comentar e classificar as produções.

LIBREFLIX



O Libreflix é uma plataforma que reúne conteúdo audiovisual independente e de livre exibição, como os documentários “Freenet”, “Educação Proibida” e “Quem matou Eloá?”. A premissa do site é a do compartilhamento de cultura, ou seja, que conteúdos relevantes atinjam cada vez mais pessoas.
Por isso, a plataforma é aberta e colaborativa, incentivando o acesso e que os usuários adicionem filmes, séries ou documentários, com a condição de que a produção não tenha restrição de direitos autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário