terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Indiana Jones na vida real e os caçadores de emoções perdidas: produção audiovisual como uma pequena arca do tesouro




O vídeo acima encontrei no Facebook de Insane Stunts e mostra como o imaginário cinematográfico está incorporado ao cotidiano. Uma aventura na vida real, que simula cena do filme Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, de 1981, em que a personagem de Harrison Ford foge de uma bola de pedra gigante por dentro de uma caverna (vide cena abaixo):



Usar cenas de filmes, videoclipes, animações, curtas-metragens etc pode ser uma grande oportunidade de dinamizar um conteúdo escolar, logicamente, desde que tenha relação com o tema a ser discutido em sala de aula. Trabalhar com conceitos através de audiovisuais, além de pura abstração, é uma forma de motivar o aluno para a pesquisa, indicando fontes complementares.
Como este blog tem comentado: o YouTube pode ser visto como uma pequena máquina do tempo, por conta da infinidade de vídeos sobre os mais variados temas, que permitem não apenas o download de material produzido por terceiros, mas o upload de material didático a ser criado em coautoria por professores e seus alunos, tornando um canal de vídeos em uma pequena arca do tesouro perdido para uns preservado para outros...
O professor pode ser esse Indiana Jones, arqueólogo de seu baú de recordações, e fazer saídas de campo, seja para aulas de história, geografia, arte, ciências, bem como para prática desportiva, enfim, um material que serve para adaptar a diversas possibilidades no ambiente escolar, basta ter criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário