sábado, 27 de janeiro de 2018

Uma lição nebulosa: curta-metragem de animação que é uma pequena ode à imaginação




O vídeo acima A Cloudy Lesson (uma lição nebulosa, tradução livre), foi preciosa indicação da colega e amiga Josane Batalha Sobreira, educadora de Campinas (SP), Brasil e trata-se de fantástico curta-metragem de animação, em que um menino e um idoso (provavelmente seu avô), em que o segundo tenta ensinar ao primeiro a como fazer nuvens, assoprando numa haste com um círculo em sua ponta. Primeiro há a questão da força do sopro e o tamanho da nuvem criada; depois, devido a um acidente, a haste é quebrada do suporte e sua ponta deformada, sem querer pelo menino. Este resolve, aparentemente, sem sucesso consertar o estrago, mas surpreendentemente acaba por descobrir a modulação de outras formas, mais criativas, plurais do que a primeira, tão singular.
O que uma animação cativante como essa, produzida por Yezi Xue nos proporciona? Primeiro a modular o nosso próprio pensamento sobre a expressão "nebulosa" dessa pequena e ao mesmo tempo imensa lição de bem viver, dando asas à imaginação. Como sempre reitero há que se lutar por condições ideais de vida, de estudo e de trabalho mas sem perder a noção das possibilidades que podemos fazer muito com tão pouco, usando da criatividade, originalidade, humor parceria, trocas de saberes etc. Nebuloso é um termo que pode ser positivo ou negativo, dependendo da forma de sua utilização... Tudo que é desconhecido é nebuloso, tudo que é criativo também, noutro sentido, de mais leve, livre e solto como uma nuvem no céu... A pareidolia é exemplo disso: de através de nossa memória associativa e imaginação criativa podermos ver imagens nas nuvens, onde apenas existe névoa... O bom educador e o bom aprendiz são aqueles que modulam esse conceito de "nebulosidade", através da criatividade.
O vídeo em questão ilustra bem isso, de como o aprendiz pode ser também mestre e o mestre um eterno aprendiz; de como podemos modular as formas de nosso viver e aprender, inovando, pois sempre digo que INOVAR é justamente isso: transformar algo existente em algo aparentemente NOVO.
Enfim, um belíssimo curta-metragem de animação que é uma pequena ode à imaginação. Pura poesia em imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário