quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Matemágica: matemática, física e música juntas e o Princípio da Conservação da Energia e da Quantidade de Movimento



O vídeo acima, descobri no Facebook e é material extremamente criativo e de pura magia pois une Matemática, Física e Música num único audiovisual. sintonia e sincronia tentativa e erro O colega e amigo Vágner Nunes, professor de Física em Rio Grande (RS), comentou que se trata do Princípio da Conservação da Energia e da Quantidade de Movimento.
Um vídeo que demonstra a criatividade, originalidade e ao mesmo tempo o grau de dificuldade de entrecruzar diversos conteúdos numa única atividade, com um belíssimo resultado, que explica ao leigo pra que serve a Física, por exemplo, no cotidiano das pessoas. Uma matemágica, em uma linguagem musical e matemática, de calcular o movimento das bolinhas e o deslocamento das peças dentro de um período sincrônico, tendo ao fundo uma linda sinfonia Waltz of the Flowers (A Valsa das Flores. do Balé O Quebra-Nozes), de Tchaikovsky, vídeo completo abaixo:



Abaixo, a versão popularizada da referida sinfonia por Walt Disney em seu longa-mentragem de animação Fantasia (1940):



O curioso é que Tchaikovsky (1840-1893) nasceu em Votkinsk, na Rússia, no dia 7 de maio de 1840, ou seja, exatos cem anos antes deste clássico da animação. A arte está em toda parte, como diz o editor deste blog educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário