segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

O trabalho do futuro: vídeo de humor que serve à reflexão sobre a tecnologia no cotidiano




O vídeo acima O trabalho do futuro, descobri no Facebook e é um divertido e ao mesmo tempo criativo material para debater sobre a tecnologia no cotidiano e as conexões e dependências que promovem.
Ainda que seja uma peça de humor, exagerando os comportamentos humanos, há que se convir que muitos já agem assim - sem esse cuidador do lado - com a cabeça baixa, em direção ás telas, caminhando, dirigindo veículo, em locais públicos etc.
Tudo em exagero deve ser evitado. Um vídeo que me lembrou citação do escritor Aldous Huxley, autor de Admirável Mundo Novo, entre outros clássicos da literatura mundial, que em sua distopia, previu que no futuro "A ditadura perfeita terá a aparência da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão".
Se pararmos para refletir, este futuro já está entre nós, diante da alienação de alguns diante de telas, onde a informação está disponível - sabendo fazer a devida pesquisa - mas que muitos ficam presos à banalização do cotidiano, do narcisismo digital, sem o devido criticismo, muitas vezes surfando em "ondas" de ódio, intolerância e discriminação.
Há que se pensar a tecnologia como meio e não finalidade em si, do contrário o ser humano será substituído por máquinas e ninguém notará a diferença, haja visto a "robotização" dos comportamentos sociais: curtir, compartilhar, acreditar em tudo que é postado, sem verificar fontes, checar dados e já sair comentando como se especialista fosse em qualquer tema, inclusive, desqualificando a pesquisa de especialistas no tema, a partir do "ouvi dizer", do "achismo" e do palpite...
As mídias e TIC podem ser grandes aliados dos educadores - sejam pais ou professores - pelas possibilidades de interação de conexão, de divulgação de projetos e atividades diversas. O que não se pode perder é a noção da própria realidade ao redor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário