segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Amada: videoclipe que parece curta-metragem com bela mensagem de resistência e resiliência [música, cinema e sociedade)




O vídeo acima Beloved (Amada), da banda Mumford & Sons, é um dos inúmeros videoclipes que parecem curta-metragem, e que podem ser lidos como uma narrativa visual em que a letra ou apenas os acordes promovem despertares.
A história cantada gira em torno de um filho, uma mãe, um hospital, uma fuga e um cavalo...
A mensagem, não é de escapismo, nem fuga da realidade, muito pelo contrário. É de uma beleza e tristeza na devida proporção, pois retrata o dia de um menino que descobre a beleza e a tristeza da vida, junto de sua mãe em estado terminal num hospital.
Essa mãe, num último suspiro, convida o filho para uma aventura por um dia, amos andando pela cidade, pegando cavalos e se dirigindo à praia. Há toda uma carga imagética e simbólica em cada frame do clipe e em cada versos da canção. Destaco esse poderoso refrão: "Antes de partir, você tem que saber que é amada/ E antes de partir, lembre-se de que eu estava com você/ E enquanto você se vai/ Eu não vou te deter, amada". Mais que uma triste despedida entre mãe e filho, é um pequeno hino à esperança, ainda criança.
Das coisas que mais lembro de meu pai, depois que ele partiu, foi das aventuras que ele me convidava e meus irmãos, quando éramos crianças. Pular muro de estádio de futebol, para empinar pipa; subir nos degraus da torre da igreja matriz para ver a cidade do alto; andar num calambeque de um amigo, tendo que descer para empurrar a todo m omento,c aso quiséssemos chegar à praia, onde ele nos ensinou a boiar e nadar... Pequenos tesouros imateriais que guardarei comigo para sempre, como o menino que atravessou o dia rumo á noite, junto de sua mãe, montados em cavalos.
A vida, que imita a arte, é, ora mágica, ora trágica, e cada um traz consigo essas pequenas lembranças que são tesouros de valor incalculável.
Ao final do clipe, surge a dúvida: foi tudo um devaneio (sonho acordado) do menino, ou uma doce recordação? Seu olhar perdido, dentro do carro e depois a surpresa ao ver os dois cavalos presos no mesmo poste, deixam a cargo do leitor a interpretação...
Abaixo, um pouco do projeto que criei em 2011, exatos 10 anos, envolvendo literatura, música, cinema e sociedade:

Clipes que parecem Curtas - Projeto unindo mídias, literatura e língua portuguesa

No blog Educa Tube Brasil tem a #tag (marcador) #cipoesqueparecemcurtas indicando diversos audiovisuais como estes, que podem ser adaptados ao fazer pedagógico, em Literatura, Artes, Produção Textual etc.

A seguir, vídeo em meu canal Educação 3D+ sobre o mesmo projeto:

Clipes que parecem Curtas - Projeto unindo mídias, literatura, música e sociedade, no canal EducAção 3D+

Nenhum comentário:

Postar um comentário