domingo, 3 de janeiro de 2021

Siga seu coração: animação sobre jovem que perde seu "coração" em forma de cão e aprende a se encontrar entre acordes e despertares (intertextualidades)




O vídeo acima Follow Your Heart [Siga seu coração], descobri nos vídeos correlatos do YouTube e trata-se de belo curta-metragem de animação sobre "uma jovem [que] perde seu 'coração' e aprende a se encontrar".
Com roteiro de Michelle Cuevas, produção de Josh Ludmir e direção de Rob O'Neill, Siga seu coração, é uma delicada animação de 2015, via Gizmo Animation Studios.
Inicia com o coração que tem vida própria e se mexe dentro da maleta de um instrumento musical [a música toca o coração com seus acordes e despertares sempre]; coração este em forma de cão que "olha" para fotografias presas na porta da geladeira [o poder das imagens é motivador também].
Uma interessante metáfora do coração como um cão, que é domesticado e acompanha o casal de namorados.
A descoberta da traição e a perda do amor [próprio]. O coração partido. O amor à música. O amor à vida!
O amor é cego, e o coração um cão-guia? O coração é livre, e a perda dele, materializado na figura de um cão que foge e fica perdido, e que sua "dona" o procura pelas ruas, colocando avisos nos postes.
E quando nada mais se espera, eis que surge a surpresa: os acordes de um algoritmo, diria melhor, algum ritmo musical, faz com que a jovem, siga aquele som "mágico" para reencontrar seu coração e recomeçar uma outra história e canção.
Um delicado, criativo, originalíssimo curta-metragem de animação tocando ao coração de cada um. Uma bela metáfora audiovisual para tratard e interpretação de textos, de leitura de imagens e escrita criativa com alunos do ensino médio em Produção Textual.

Um curta de animação que me remeteu ao longa-metragem A Voz do Coração, produção francesa sobre um professor que vale-se da música para encantar seus alunos:



E também doutro filme, chamado O Som do Coração:



Nenhum comentário:

Postar um comentário