quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Campanha de Portugal sobre o Covid-19 que lembra a dos maços de cigarro e a de Oswaldo Cruz durante a Revolta da Vacina [Memória e História]






As duas imagens acima, pertecem a campanha de saúde pública do governo de Portugal sobre o Covid-19, como um criativo jogo de palavras com os termos PACIENTE e MÁSCARA, para conscientizar as pessoas em geral, e os relutantes, em especial, para certos cuidados de higiene e procedimentos cotidiano, como forma de prevenção.
A força das imagens me remeteu à publicidade de cigarros e as imagens inseridas nos maços, por medida do Ministério da Saúde, nas décadas finais do século XX, como forma também e conscientização por tratamento de choque aos fumantes (vejam imagens abaixo):



Imagens essas que também remetem às campanhas promovidas pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz, no início do século XX, para combater a REVOLTA DA VACINA, já que parte da população, como a atual, acreditavam em notícias falsas, e aderiram ao negacionismo como fuga da realidade, sem levarem em conta a gravidade da situação. Naquela época era a peste bubônica a epidemia que assolava o início do século passado (1904), por conta das condições insalubres das habitações da periferia da cidade do Rio de Janeiro. Diversas imagens, logo a seguir atestam esses conflitos, charges de jornais ridicularizavam as medidas sanitárias. Enfim, como dizia Karl Marx: "A história se repete, primeiro como tragédia, depois como farsa". E a importância de preservar a memória e a história:



Vejam a seguir, link com charges favoráveis e contra às medidas de Oswaldo Cruz, no acervo da FioCruz:

CHARGES FAVORÁVEIS À VACINA

CHARGES CONTRA À VACINAÇÃO

REVOLTA DA VACINA de 1904 - ALGUMAS IMAGENS

OUTRAS IMAGENS SOBRE A REVOLTA DA VACINA NO GOOGLE

Em tempo: as imagens no alto da postagem me foram enviadas, respectivamente via Twitter e WhatsApp, pelo amigo José Antonio Orlando, de Belo Horizonte (MG) e pelo meu irmão Sérgio Klaes Roig, de São José do Norte (extremo sulm do RS), Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário