quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

The Nullarbor: animação genial sobre o trecho mais longo, reto e sem árvores da estrada no deserto da Austrália [meio ambiente, intertextualidade e reflexão sobre o choque de gerações]




O vídeo acima, The Nullarbor é referente a planície australiana, considerada o trecho mais longo, reto e sem árvores da estrada no deserto da Austrália. Porém, esse trecho quase deserto, possui em seu longo caminho algumas árvores solitárias. Segundo dads, esse trecho percorre a Rodovia Eyre, que é uma longa estrada sem curvas que atravessa o deserto.
O curta-mentragem de animação inicia com um homem dirigindo seu carro pela rodovia, jogand bagaga de cigaro e papel para fora do veículo. Este homem com raiva, dirigindo de forma imprudente, visto que o local é quase deserto, de repente quase colide com o carro de um idoso, trafegando em baixa velocidade. Logo, o iferno se instala naquela viagem: de um lado um motorista impaciente, do outro um senhor calmo e tranquilo, tocando gaita de boca, enquanto o carro segue seu percurso. Choque de gerações e de modos de vida?
Através de gestos e mímica, estabelecem o primeiro contato, nada animador. "A pressa é inimiga da perfeição", diz o ditado popular. Além disso, entre os dois, mais animosidades são cultivadas naquele percurso. Tudo parece dar errado para o apressado, lembrando a briga de gato e rato de Tom e Jerry ou do Coiote e Papa-léguas nos desenhos animados. Noutros momento, parece a fábula da tarturagua e da lebre, mustirada com o desenho animado "Corrida Maluca", da Hanna & Barbera. Noutros, lembra cena de "Velozes e Furiosos".
No fundo, parece uma disputa entre o antigo e o moderno, seja nos veículos como na idade de seus condutores: Waddy (Wad, significa "maço" em inglês) e Bernie. O idoso e o jovem. Paciência versus imprudência.
Quando o jovem acelera tudo que pode para vencer o idoso, acaba fundindo o motor e destruindo o carro, ficando estatelado bem próximo às margens do mar, que costeia, um pedaço daquela estrada no meio do deserto. O que é algo revelador. Sentado diante do mar, o jovem é alcançado pelo idoso, que enfim lhe dá o objeto de disputa: um maço de cigarros em lata. Só que a mesma esta vazia, com apenas uma goma de mascar em seu interior. O idoso nem fuma, apenas inovou, usando a embalagem de lata como armazenador de seus chicletes.
O carro de Waddy, estacionado, sem estar em "ponto morto", acaba caindo do penhasco no mar. Ambos perderam seus veículos. Ambos se tornaram caroneiros às margens da estra e às margens do mar. Tão perto e tão longe, ao mesmo tempo, da cidade. Muitas vezes somos mais parecidos do que imaginamos daqueles com que trafegamos pela estrada da vida, idenpendente da idade e bagagem que possuamos, mas isso só o tempo nos dá esses sinais...
O audiovisual dirigido porl Alister Lockhart, a partir de roteiro e co-direção de Patrick Sarell, nos promove diversas reflexões sobre cultura, arte, tempo, espaço, linguagens, intertextualidades...
Sem nenhum diálogo, mas pela força do roteiro e sequência de imagens, The Nullarbor é uma animação incrível e genial que pode ser utilizada com alunos em Produção Textual, primeiramente como leitura de imagens, depois como escrita criativa. Fica aqui a recomendação, pois "devagar se vai ao longe", diz adágio popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário