terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Hipershow: canal de vídeos de TV educativa no YouTube e portal na internet sobre arte, cultura, MPB, música regional etc #ArteEmTodaParte




O vídeo acima, trata-se de show de Alceu Valença, intitulado "Amigo da Arte", feito para o canal Hypershow, da Rede Minas TV, que é TV pública educativa do estado de Minas Gerais, Brasil e que descobri via indicação no Twitter.
Conforme a apresentação de referido show, no canal Hypershow: "A poesia é a marca do cantor pernambucano Alceu Valença. Seu novo show 'Amigo da arte', [...], ressalta o diálogo de suas músicas com nomes da literatura ao cinema, como Drummond, Gabriel García Márquez, Luis Buñuel e até Van Gogh."
Uma intertextualidade com a literatura, o cinema e as artes plásticas, como fazem outros clássicos da MPB, como Belchior, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil entre outros.
O Hypershow pode ser acompanhado no YouTUbe, via link abaixo:

HYPERSHOW

Já a TV educativa, pode ser acompanhada na internet, através do portal que indico logo a seguir, que disponibiliza a transmissão ao vivo pela internet de toda a sua programação, 24 horas por dia para qualquer lugar do mundo:

REDE MINAS TV

Como sempre defendo neste blog educacional, o professor do século XXI, precisa ser intertextual, interdisciplinar, multidisciplinar, vlendo-se da arte e da cultura, em geral, e da literatura, do cinema, das artes plásticas, do teatro, da música, da dança e outras formas de manfestação artísticas e culturais, em seu fazer pedagógico. Afinal, a geração atual é eminentemente audiovisual, e trabalhar com vídeos, clipes, curtas, contos, filmes etc, são ótimos aliados para qualificar mais ainda o conteúdo programático de qualquer disciplina do currículo escolar. A própria nova BNCC - Base Nacional Comum Curricular defende isso.
Como educador, devo muito de minha formação eclética a artistas como Alceu Valença, Gilberto Gil, Belchior, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Ivan Lins, Beto Guedes, Milton Nascimento, João Boscos, Aldir Blanc, Renato Russo, Cazuza etc, que com suas letras e música me tornaram primeiro poeta, depois escritor e, por fim, um professor de Literatura e Produção Textual, além de Filosofia, que flerta sempre com a arte e a cultura em seu fazer pedagógico, tanto do ponto de vista metodológico como didático.
#ArteEmTodaParte #LiteraturaTudoCura #PoesiaTodoDia são meus lemas de vida, como poeta, escritor e professor!
Parabéns à Rede Minas TV e ao programa Hypershow, por divulgarem a arte e cultura brasileira e regional em sua TV educativa, um sonho antigo que defendo há décadas, de que a programação das TVs educativas sejam abertas ou esteja à disposição da maioria da população, para valorizar a riqueza artística e cultural desta Nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário