terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Autismo ao lado: curta-metragem dramático e educativo sobre adolescente ingressando em escola pública, em que professor e alunos aprendem a entendê-lo




O vídeo acima Inside Autism (Autismo ao lado, tradução livre), que descobri no YouTube e trata-se, conforme apresentação do mesmo, "um curta-metragem dramático [e educativo] sobre as lutas de um adolescente com autismo ao ingressar em uma escola pública, e o professor e os alunos que aprendem a entendê-lo."
O referido curta foi produzido, dirigido e editado por Tane McClure, da McClureVideo.com, da Califórnia, EUA.
É possível ativar as legendas e a tradução, através dos ícones constantes no canto inferior direito da janela de reprodução do YouTube.
O curta inicia mostrando o impacto de um dia na vida de James, um adolescente com autismo, ingressando numa escola pública, a começar pelo conhecimento dos padrões de comportamento do jovem, que professor e colegas precisarão aprender para conviver, passando a seguir para a fase de contato e comunicação; acompanhando a rotina e a questão da visualização por imagens, de ideias e conceitos.
O professor, a turma e a escola se adaptam a nova realidade proporcionada pelo novo aluno, adicionando placas identificadoras, como forma de estabelecer uma comunicação com o mesmo, ou seja, inclusão na prática.
Na cena sobre a bola de basquete, fica evidenciada a questão de que, se a linguagem é um jogo, o jogo pode ser uma forma de linguagem também.
Um curta que mostra de forma didática e pedagógica uma das formas do autismo e que demonstra como é possível a convivência com adaptações, pois todos aprendem juntos, professores e alunos, em que o sentido da inclusão vai além do simples integrar alguém a um espaço físico e temporal. Requer que se aprenda e ensine ao mesmo tempo, supreando limitações de ambos os lados da questão. Se o autismo pode estar ao lado, todos precisam estar ao lado de quem precisa ser incluído e integrado ao ambiente sociocultural, como um exercídio de cidadania também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário