sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
Habilidade para 2025: ser adulto! Um requisito em escassez no mercado de trabalho e na sociedade
O texto acima, encontrei na página do Linkedin de Rossandro Klingey, psicólogo, palestrante, escritor e cofundador do EDUCA e é uma constatação brutal: a triste realidade, de um parte da sociedade, em que vemos adultos infantilizados [acreditando em mitologias e dependentes econômica a psicologicamente dos pais] e, em contrapartida, crianças erotizadas [expostas nas redes sociais digitais e tratadas como adultos em miniatura].
Imaturidade, instabilidade emocional, dependência financeira etc, são algumas caracterísiticas de alguns adultos que ainda moram com os pais, muitos deles sem trabalhjar ou estudar, como se fossem crianças e jovens não emancipados. Um fênomeno que é bem estudado e que causa preocupação, pois muitos conflitos nas escolas são por conta de filhos de pais imaturos - com síndrome de Peter Pan ou complexo de Cinderela ou Poliana? - que se recusam a se tornar adultos, como todos os encargos que essa função exige.
Um requisito que brevemente será exigido por recrutadores de empresas e avaliado por possíveis parceiros de relacionamentos afetivos, mediante algum teste prático.
Um ótimo material para uma provocação sociológica, filosófica e social.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário