O vídeo acima, AQUI A GENTE ACREDITA NA PALAVRA DAS PESSOAS, que se encontra no Instagram de Primeiros Negros, considero pequena aula de filosofia e ética, a partir de depoimento do rapper Emicida, contanto um incidente acontecido com ele na África é exemplar e mostra o quanto a filosofia ocidental, tão dependente de contratos, tratados [nem sempre cumpridos pelos colonizadores] é diversa da filosofia oriental [mais espiritualista] e da filosofia e cultura africana [mais ligada à natureza, ao meio ambiente e a relação dos povos uns com os outros].
Na história da humanidade, diversos povos originários [indígenas, africanos, orientais, aborígenes etc], acreditaram nas palavras e tratados dos homens brancos e seus impérios, e pagaram um alto preço por isso; carecendo de uma reparação histórica pelas atrocidades, genocídios e tragédias promovidas em nome da civilização ocidental.
Travalhar no ambiente escolar com memória, história, arte e cultura de forma transversal é fundamental, pois estão interligadas e somente lutando contra o esquecimento e o apagamento dessas lembranças que poderemos evitar a repetição de tamanhos erros históricos e civilizatórios.
O referido vídeo foi compartilhado comigo pela colega e amiga Marisa Barreto Pires, professora em Rio Grande, RS, Brasil e recomendo como uma aula inaugural de filosofia sobre ética, moral e cultura.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário