sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Usuários: o vício em telefone móvel [celular] semelhante ao uso de drogas e a transformação da utilização do tempo desde 1940




O vídeo acima, O vício em celular é semelhante ao vício em droga, encontrei no Instagram de Meditação Integral Crianças e trata-se de experimento social demonstrando o poder persuasivo e a engenharia social por trás das mídias e redes sociais digitais que influenciam no comportamento humano, principalmente de jovens e crianças que ficam "viciadas" nas telas e telinhas [fone celular, smartphone, notebook etc], passando boa parte do tempo hipnotizadas diante dos equipamentos eletrônicos. Algo que já se tornou uma questão de saúde pública, equivalente a uma pandemia, em escala global.
Já existem leis limitando o acesso de tais equipamentos às escolas, mas cabe também às famílias exercer seu pátrio poder e acompanhar o que seus filhos fazem. Determinar períodos de uso, evitar o excesso de exposição a todo tipo de conteúdo digital, sem controle algum, além de outros riscos à segurança física e emocional de jovens e crianças.
O vídeo acima propõe meditação, e outras questões para lidar com essa dura realidade. O Educa Tube Brasil sugere a prática esportiva e a leitura de livros sejam parte da rotina de jovens e crianças também.
Abaixo, outro vídeo impactante que encontrie no Instagram de Ronaldo Lemos, trazendo dados alarmantes da OMS - Organização Mundial de Saúde, e que demonstra literalmente esse processo de transformação do uso tempo desde 1940 e a impressionante mudança de hábitos de 15 anos pra cá, comprovando na prática essa ENGENHARIA SOCIAL das Big Techs e o efeito manada, que complementa o vídeo anterior:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário