O vídeo acima, se trata de divulgação do filme de longa-metragem PRAIA FORMOSA [já nos cinemas], que trata pesquisa nos arquivos públicos sobre "textos nos quais pessoas negras do Brasil colonial narrassem suas próprias histórias". Conforme a descrição do referido vídeo no Instagram da Olhar Filmes: "Apesar dos poucos registros encontrados em processos jurídicos e policiais, esses depoimentos revelam pessoas em plena luta por suas liberdades, utilizando os meios possíveis naquele momento para assumir o protagonismo de suas próprias vidas. Agora, os textos são enunciados e declamados. No filme, ganham corpo, voz, pele, roupas, nuances, olhares, respiros. As palavras, agora, têm vozes — pessoas que as escolheram, bocas que as pronunciam."
No fragmento em questão a narração de:
- Prudêncio (@alanrocha8) lê abaixo-assinado de 1872 citado no artigo “A escola de Pretextato dos Passos e Silva: questões a respeito das práticas de escolarização no mundo escravista”, de Adriana Maria Paulo da Silva.
- Teodora (@eujenifferdias) lê carta de Teodora da Cunha Dias de 1867 citada no artigo “Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira”, de Maria Cristina Cortez Wissenbach.
- Ignacio (@nizaj_oficial) lê testamento de Ignacio Gonçalves do Monte de 1763 citado no livro “Diálogos Makii de Francisco Alves de Souza: Manuscrito de uma congregação católica de africanos Mina, 1786”, org. Mariza de Carvalho Soares. Ed. Chão, 2019.
Um ótimo material para tratar de memória, história e cultura africana no Brasil. Um audiovisual fundamental para se conhecer o contexto histórico e social do país e a realidade de pessoas escravizadas naquele tempo.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário