quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Scratch: imagine, programe, compartilhe - software para criação de HQs, jogos e animações


Scratch: imagine, programe, compartilhe (portal)

Scratch, interface gráfica do software.

Foto: José Roig (Brasil) e Ralf Romeike (Dinamarca) na 9th WCCE 2009.

Já conhecia o Scratch, software para criação de histórias em quadrinhos, jogos e animações, criado pelo MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, através de indicação feita pela colega e amiga Tatiane Martins, em seu bloh Mulher é desdobrável. Eu sou.
Vejam link abaixo, postagem de Tati Martins sobre Scratch, em seu blog.

Experiência com SCRATCH - entrevista na "Carta na escola", mês de maio/2009

Artigo com Tati Martins na revista Carta na Escola: Sala de Aula Animada

Porém, só vim a ter contato direto com o Scratch, durante a 9th WCCE - Conferência Mundial sobre Computadores na Educação, ocorrida em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil, de 27 a 31/07/2009, quando participei, representando o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), vinculado a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul.
Lá, participei do workshop com o prof. Ralf Romeike, da Dinamarca (foto acima, feita no encerramento do evento).
O prof. dinamarquês Ralf Romeike, muito simpático, demonstrou algumas das possibilidades do software, que possui também sua versão em português. Evidentemente que em um workshop vislumbramos algumas dessas possibilidades, mas com o seu uso e troca de experiências com colegas e alunos é que poderemos, através da realidade local de cada escola e turma, ampliar os horizontes.
Levando em conta que o mundo que o alunado vive, é muito visual e táctil, nada como agregar ao mundo de jogos, músicas, redes sociais, imagens diversas e tudo mais, um software como o Scratch que permite a interação e a criação, para que professores e alunos possam compartilhar suas descobertas.

Como destacado na reportagem com Tati Martins, na revista Carta na Escola: "O criador de animações tem uma linguagem simples que, como dito no site oficial do programa, se assemelha ao Lego. A interface do Scratch é, realmente, muito intuitiva. Existem pequenas barras que tratam dos movimentos, sons e interfaces. Essas barras, conectadas entre si, fazem com que um objeto se mova. O programa tem linguagem lúdica que não necessita de nenhum conhecimento prévio de programação."

Uma experiência com o Scratch

"A professora carioca Tatiane Martins fez, recentemente, uma experiência com o Scratch nas suas turmas de Língua Portuguesa do Colégio Santo Agostinho. O trabalho com o programa foi elaborado dentro de uma WebQuest, que tinha como tema o Rio de Janeiro da época de Machado de Assis. “A tarefa era a produção, em animação, de uma passagem de um dos quinze contos de Machado de Assis lidos pela turma”, conta Tatiane. Segundo a professora o trabalho foi interdisciplinar, passeando entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Informática. Tatiane explica que, do ponto de vista de sua matéria, o uso do Scratch foi útil, pois motivou os alunos a ler os contos selecionados".
O professor de Informática da escola, José Emílio Ventura, acredita que o Scratch é um programa de manuseio simples. “Os alunos já estão acostumados com o uso de diversas formas de tecnologia e por isso não encontram problemas para trabalhar com o Scratch, que tem uma linguagem operacional muito simples”, explica Ventura. Tatiane, que se diz leiga quando o assunto é computador, conta que conseguiu desenvolver algumas animações e imagina que o programa deve ser simples para alguém que já nasceu em contato com esse tipo de tecnologia. “Levei o programa para casa e meu filho de 9 anos, que sonha ser programador de jogos de videogame, conseguiu desenvolver, sozinho, uma animação”, conta a professora.
Tatiane e Ventura enxergam diversos pontos positivos no uso do software em sala de aula. “Cada movimento criado no programa tem o seu tempo e sua ordem, os alunos precisam desenvolvê-los de modo que tenham começo, meio e fim. Isso é muito semelhante à estrutura sintática e toda a ‘costura’ que um texto deve ter”, explica a professora, que diz usar esse exemplo quando trata de redação com seus alunos. “O Scratch possibilita uma nova forma de se reproduzir uma ideia, a partir da criação de uma animação”, conclui Ventura.
A única ressalva feita por Tatiane é que a utilização do programa demanda tempo e isso pode acarretar na “perda de conteúdo” formal. No entanto, no saldo de prós e contras, tanto a professora de Português como o de Informática acreditam que a utilização do programa seja positiva. “O Scratch ajuda a treinar outras formas de descrição de uma ideia, saindo do padrão de textos e animações tutoradas. A criação fica totalmente na mão do aluno”, finalizam.

Fonte: revista Carta na Escola.

Download gratuito do Scratch - versão 1.4

Observação: Para baixar o download gratuitamente (nas versões para Windows e Mac), antes faz-se necessário preencher um pequeno cadastro com dados pessoais e e-mail.

INDICAÇÃO:
Recebi por email do ambiente TelEduc, mensagem do colega Alexandre Soares, da Central de Apoio Tecnológico à Educação da Seduc-RS, a qual o NTE Rio Grande, onde atuo, está vinculado, a indicação de um pequeno passo a passo para instalar o Scratch no Linux Educacional.
Está disponível em
http://eductil.blogspot.com/2009/08/scratch-no-le.html
Grato, Alexandre pelo material.

Um comentário:

  1. SENID 2013

    Participem do 2º Seminário Nacional de Inclusão Digital, de 08 a 10 de abril de 2013 e compartilhem conosco experiências e aprendizados sobre inclusão digital.

    Venham conhecer o que o mundo das tecnologias digitais pode oferecer como recurso didático para as mais variadas áreas!

    Inscreva-se em: http://goo.gl/ElqjV

    Visite nosso site http://senid.upf.br

    Seja nosso amigo no Facebook: http://www.facebook.com/senid.upf

    Siga nosso perfil no Twitter http://twitter.com/senid_upf

    Auxilie na divulgação: http://bit.ly/ooLiwP

    Por uma cultura hacker na educação …
    ______________________________________

    ResponderExcluir