quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Poesia de Cordel - Patativa do Assaré


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=3EBeaTNqA28

A criativa apresentação de slides acima, dos alunos da 5ª série (turmas 501, 502 e 503) da Escola Estadual Dep. Manoel Costa, de Belo Horizonte, Minhas Gerais, Brasil, foi uma indicação, via twitter, da coleg'amiga Gloria Diógenes, editora do incrível blog literário Linhas ao vento, que eu recomendo aos visitantes e seguidores do Educa Tube.
A apresentação de slides trabalha com a poesia de cordel e, em especial, com a obra de Patativa do Assaré, compositor, improvisador e poeta cearense.
Um vídeo criativo que envolve o "leitor" de suas imagens, desde o efeito de folhear as páginas virtuais, como se fosse um livro de colorir, até a junção de arte e cultura,uso integrado de música, poesia, desenho e pintura, retratando pelo olhar dos alunos a realidade local, descrita por Patativa do Assaré.
Um belo exercício de alteridade e de expressividade, através do desenho e do colorir.
Parabéns aos profs. Ivan Macedo e Juliana, aos seus alunos e à escola por esta apresentação de slides que reúne essas diversas possibilidades, através do olhar na própria diversidade.
Divulgar a produção escolar é um dos objetivos do blog Educa Tube.

Apresentação do vídeo no You Tube:

Trabalho realizado na aula de artes com alunos de 5ª série da E.E. Dep. Manoel Costa BH-MG sobre a poesia O Boi Zebu e as Formiga pelos professores André Macedo e Juliana.

2 comentários:

  1. Adorei! muito criativo, ricas possibilidades de trabalho.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Chris, esse vídeo é incrível mesmo, mescla a realidade local com a questão universal. Ricas possibilidades mesmo de trabalho em sala de aula. Brigadão pela visita e comentário. Um abração, Zé.

    ResponderExcluir