sexta-feira, 25 de junho de 2010

Projeto Sítio Arqueológico Escola (2006-2007) - Blog da Arqueologia Náutica



É com satisfação que divulgo o blog ArqueoNau, editado pelo Rodrigo Torres, graduado em Oceanologia, Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural, mergulhador e viajante, para divulgar o Projeto Sítio Arqueológico Escola (2006 - 2007), no qual tive o privilégio de ingressar na turma de 2006; quando, além de atuar como multiplicador em informática educativa, coordenava o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), vinculada à Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, coordenando conjuntamente o Projeto de Informática na Educação Especial, com parceria com os professores da educação especial da EEEF Barão de Cêrro Largo, onde está implantado o NTE.
Naquela época, participei desse incrível curso de extensão, promovido pelo Museu Náutico e o LEPAN (Laboratório de Arqueologia) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Trabalhando com tecnologia educacional e cursando na época a especialização em História do Rio Grande do Sul (FURG), tive como colegas de curso diversos acadêmicos da graduação de História e Oceanologia, também da FURG.
Nos slides acima, apareço em algumas fotos, e principalmente na última, como o "homem régua", literalmente dentro d'água, para auxiliar os colegas nas medições dos naufrágios depositados em terreno ao lado do Yacht Club do Rio Grande e do Museu Oceanográfico, tudo aproximadamente cerca de 500 metros do NTE e da Escola Barão, onde trabalho.
No referido projeto, tanto nas edições 2006 como 2007, enquanto coordenador do NTE, cedi o laboratório do mesmo, para as atividades envolvendo a digitalização e digitação de dados das referidas medições, num programa chamado Surfer, para criaçãod e uma imagem 3D do terreno e do dados observados in loco.
Rodrigo Torres desenvolveu um projeto inter e multidisciplinar, com uma fase teórica e depois uma prática, dando aulas de história da navegação e da construção náutica, cartografia, topografia, etc, em que os envolvidos precisavam trabalhar de forma colaborativa, usando GPS, teodolito, régua, etc. pessoas com formações e vindos de áreas diversas, dentro de um objetivo em comum: conhecer aspectos da arqueologia náutica, ainda mais que a região de Rio Grande - RS - Brasil, possui um histórico incrível de naufrágios em sua costa.
O Projeto Sítio Escola é uma dessas grandes ideias que poderia servir de exemplo a professores, de trabalho interativo e inter e multidisciplinar, com seus alunos, mesclando teoria e prática, a partir da realidade local.
Atualmente, Rodrigo Torres cursa doutorado Nautical Archaeology Program da Texas A&M University, Texas/EUA. E desejo a ele o mesmo sucesso em suas atividades que teve por aqui. agradeço a oportunidade de ter podido participar desse curso que muito me auxiliou a conhecer outras áreas que convergem para minha prática educacional.

Blog da Arqueologia Náutica (link)

Apresentação do blog, pelo próprio Rodrigo Torres (extraído do ArqueoNau):

O Projeto "Sítio Arqueológico Escola: Arqueologia Náutica" consistiu na realização de dois cursos de extensão envolvendo estudos teóricos e práticos dentro da linha de pesquisa da arqueologia náutica. O projeto foi realizado no âmbito das atividades de extensão da Universidade Federal do Rio Grande/FURG como resultado de uma parceria entre o Museu Náutico e o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Arqueologia e Antropologia/LEPAN.

Enquanto atividade de extensão, o projeto tinha a proposta de: a) contribuir para a formação de equipes multidisciplinares para o estudo dos sítios arqueológicos de naufrágio; b) informar a comunidade sobre o desenvolvimento da pesquisa arqueológica na universidade e suas aplicações; e c) envolver acadêmicos, docentes e a comunidade em geral para a preservação do patrimônio cultural náutico da cidade do Rio Grande.

A primeira campanha, realizada em 2006, totalizou 96 horas, enquanto a segunda campanha, em 2007, totalizou 72 horas de atividades, estendendo a proposta inicial do projeto com ações em outros sítios de interesse para a cultura marítima da cidade do Rio Grande. O eixo principal do trabalho, entretanto, concentrou-se no estudo da arquitetura naval como fonte de informação arqueológica e na aplicação das técnicas de registro arqueológico e levantamento patrimonial em zonas litorâneas.

Durante exposições teóricas e práticas dirigidas foram abordados os seguintes tópicos: construção naval em madeira, prospecção e registro arqueológico, desenho, escala e cartografia, história náutica regional, arqueologia da paisagem portuária e topografia. Ao final do curso, os participantes apresentaram um ensaio com suas reflexões sobre tema: “cultura marítima, paisagem e patrimônio cultural”.

Como resultado do trabalho também foram produzidos croquis planimétricos, altimétricos, fotografias e um banco de dados a partir do uso de diferentes técnicas disponíveis ou adaptadas de levantamento patrimonial e arqueológico.

Ficha Técnica:
Rodrigo Torres - coordenador e ministrante
Beatriz Thiesen - ministrante
Martial Pouguet - ministrante
Vanderlise Barão - ministrante
Luiz Alberto Silveira da Rosa - participante (2006)
Maritza Dode - participante (2006)
Natália Centeno - participante (2006)
Aline Kucera - participante (2006)
José Roig - participante (2006)
Felipe da Costa Dias - participante (2006)
Diógenes Magno Laube - participante (2007)
Ricardo Leite - participante (2007)
Maira Eveline Schimitz - participante (2007)
Luiz Fernando Porto da Silva - participante (2007)
Arthur Katrein Mora - participante (2007)
Samila Pereira Ferreira - participante (2007)

Agradecimentos:
Ao Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande/18ªCRE.

Slides - Álbum Picasa:

http://picasaweb.google.com.br/116248603364816900870/ProjetoSitioEscolaSABSul_2008RodrigoTorres#slideshow/5479107350725436242

2 comentários:

  1. Nós da Fazenda Lagoa Grande Distrito de Bandiaçu Conceição do Coité Bahia estamos caminhando para organizar nosso Sítio Arqueológico e estamos carentes de orientações temos os fosseis mas não sabemos por onde legalizar nossa área nosso Sítio nos ajude contato titodebandiacu@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro fazer contato com Rodrigo Torres, coordenador do referido projeto, que poderá lhe auxiliar, segue email dele: kalunga_br@hotmail.com
      Sucesso ai, abrs.

      Excluir