domingo, 3 de outubro de 2010

Traz Outro Amigo Também - Histórias Curtas




Em 02/10/2010, estava almoçando com a família, com a TV ligada, e iniciei a ver o curta-metragem Traz Outro Amigo Também, participante da edição 2010 do Prêmio Histórias Curtas, produzido e organizado pela RBS TV, de Porto Alegre - RS - Brasil.
Como sempre digo aos educadores, quando faço formação no uso dos multimeios no ambiente escolar: às vezes, pequeno fragmento de um filme, um curta-metragem e/ou até um videoclip se prestam a diversas possibilidades educacionais.
Tenho indicado diversos desses, aqui no Educa Tube, e o curta acima é mais um desses que, com lirismo e criatividade, pode se prestar a diversas atividades entre professores, alunos e a comunidade escolar.
Traz Outro Amigo Também tem a seguinte sinopse, apresentada pelo portal do Histórias Curtas:

Um detetive é contratado por um homem para encontrar seu amigo de infância, desaparecido há mais de cinqüenta anos. Como encontrar alguém que só existe na imaginação de um homem? Esse é o dilema de um detetive particular que pede ajuda à crianças para resolver o assunto.

www.historiascurtas.com.br

Diante de um desafio assim, o detetive usou a lógica para cumprir sua missão, ou seja, estabelecer contato com o imaginário infantil e a partir desse fazer sua expedição em busca do amigo imaginário de seu cliente. Assistam ao curta, que é comovente...
E lembrem-se, pais e educadores, que a maior expedição que podemos fazer junto a nossos alunos e filhos, não é tanto essas cinematográficas, turísticas e tudo mais, mas acima de tudo estabelecer esse contato imediato de terceiro grau com o imaginário das crianças e dos jovens, conhecer seu mundo e daí trazer um amigo também (o próprio filho e aluno) para o nosso mundo escolar, familiar, social...
Manter viva a criança que já fomos um dia dentro de nós também é uma das grandes expedições e desafios de pais e professores, para poder estabelecer um diálogo; e não apenas um monólogo que não efetiva de fato a comunicação.
A vida é assim , feita às vezes de grandes momentos vividos em poucos minutos, mágicos instantes em breves segundos, parecidos com um curta-metragem, e que ficam eternizados para sempre na memória da gente...

3 comentários:

  1. Amei o vídeo, muitos de nós tem amigos imaginários, a mensagem é linda, e certamente da para trabalhar em sala de aula. Adoro suas ideias!

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabalho. Assisti com meu filho Enzo e adoramos ! Parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu achei bem interessante o video porque mostra um homemque tinha o sonho de reencontra um amigo


    fernanda

    ResponderExcluir