sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Animação da Patrulha Ambiental / ProEA-PRG


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=HYD4G5T481M

Animação em stop motion, com duração de 3 minutos e 9 segundos, feita pela Patrulha ambiental do Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande / ProEA-PRG, formada por 15 alunos das Escolas Saldanha da Gama (estadual) e Ramiz Galvão (municipal), da cidade do Rio Grande - RS - Brasil, dentro do projeto Patrulha Ambiental, em parceria com o Projeto Quero-Quero da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC - Rio Grande. (agosto a dezembro 2010).
O tema principal da formação foi: "O Patrulheiro ambiental vivenciando os princípios da Carta da Terra como fundamento para a ação socioambiental".
Os alunos desenvolveram, junto com a equipe do ProEA-PRG (formada por diversos educadores ambientais, das mais variadas áreas do conhecimento), o roteiro, os diálogos, criaram com massa de modelar os personagens, e com folhas de cartolina e EVA o cenário, conforme making of, logo abaixo.
Depois, a equipe do ProEA, fotografou quadro a quadro a movimentação das personagens, todo o material digital, foi editado via Movie Maker, pra publicação no You Tube e depois copiar o código do vídeo neste blog. Os balões dos diálogos foram feitos posteriormente no power point, depois copiados e colados no paint brush, para depois colados na story board e linha do tempo do movie maker.
Essa é uma das diversas atividades da patrulha ambiental mirim, feitas no e pelo ProEA-PRG (de agosto a dezembro/2010), unindo diversas possibilidades, como trabalhos manuais e tecnologias, dentro dos conceitos da educomunicação.
Como educador ambiental, tenho o privilégio de fazer parte da equipe do ProEA-PRG e do grupo da Educomunicação, do mesmo, fazendo a edição do material colhido, fotos e vídeos, para edição no Movie Maker.
Vejam abaixo, mais alguns detalhes da produção desse material.

"MAKING OF" DA ANIMAÇÃO


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=5lttr5-bvXU

PATRULHA AMBIENTAL



Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Saldanha da Gama, da vila da Barra:
Cláudio, Nicole, Luis Carlos, Aline, Ingrid e Jorge.


Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ramiz Galvão, da vila da Mangueira:
Elisane, Karolayne, Endrew, Yasmin, Leonardo, Emilim e Paola.


As imagens acima, foram da atividade com os mesmos alunos, em encontro anterior, quando foi usado o Google Earth 5.0 para que eles partissem numa viagem virtual, do global (a Terra), ao local (visitando o Brasil, Rio Grande do Sul), até chegar a cidade do Rio Grande, e ali, visitar o Porto, procurarem o prédio do ProEA, depois seguirem pela estrada, rumo as escolas e suas residências. cada um colocou um marcador com seu nome sobre a sua casa. Efeito que foi reproduzido na animação, ao seu final, com imagens do alto, do cenário por eles produzido.
Ao todo, foram 08 encontros presenciais.

Um comentário:

  1. Livros nos parques de Curitiba: Biblioteca itinerante percorre os parques da cidade desde o mês de outubro http://migre.me/2UxKe

    ResponderExcluir