CRIADO (ABRIL/2009) PARA INDICAR VÍDEOS DE E PARA EDUCADORES, ALÉM DE SUGERIR DIVERSOS RECURSOS TECNOLÓGICOS COM FINS EDUCACIONAIS.
Imagens: 3 filmes indicados aos educadores: A Cor do Paraíso e Filhos do Paraíso, de Majid Majidi (Irã) e Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornattore (Itália).

domingo, 19 de dezembro de 2010

A Maior Flor do Mundo, de José Saramago


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=YUJ7cDSuS1U

A belíssima animação acima, A Maior Flor do Mundo, inspirada em conto de autoria de José Saramago, foi-me indicada via Twitter pela coleg'amiga Chris Angelotti, educadora e editora do portal ABC Kids, que recomendo a visitação, pelo relevante conteúdo educacional e social.

Saramago faz a narração da animação, falando que as histórias para crianças não devem conter palavras de difícil significado para elas, pois as mesmas possuem ainda um vocabulário diminuto. Concordo plenamente. A criança ainda não compreende a ironia nem o sentido figurado das palavras. Leva muito a coisa ao chamado "pé-da-letra", o sentido literal das palavras. Não compreende que sinônimos são palavras diferentes com o mesmo significado e por ai vai...
Usar da leitura de imagens para introduzir as crianças no Mundo da Literatura, sejam animações ou histórias em quadrinhos é uma das ótimas estratégias que pais e educadores podem dispor...

A animação, que pode ser utilizada como temática ambiental também e não apenas literária, finaliza com uma bela citação de Saramago, e uma lição de vida para pais e filhos, professores e alunos refletirem juntos, em casa e/ou na sala de aula:

"E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?
Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?"

José Saramago

2 comentários:

  1. Querido amigo
    Saudades tuas!
    a maior flor do mundo
    é a amizade que cultivamos
    qual um jardim
    onde prevalecem a verdade, o carinho e o amor
    num fraternal abraço
    Amigo querido
    desejo-te um natal de paz
    a vida que te traz
    mais amor, mais fé, mais luz
    em laços bem atados
    aos postulados de Jesus

    Um beijo querido José Antônio
    A distância virtual e real
    não apartam a verdadeira amizade

    Semíramis

    ResponderExcluir
  2. belíssimo vídeo, grande mestre Jose Saramago

    ResponderExcluir