domingo, 26 de dezembro de 2010

Mais perto do limite...


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=-W9Ud0rIlU4

O videoclipe acima, Closer To The Edge (Mais perto do limite), da banda 30 Seconds To Mars (Trinta segundos para Marte), toda vez que assisto é sempre a mesma emoção, como se fosse a primeira vez.
Uma banda de rock alternativo, liderada pelo cantor e ator Jared Leto, que possui diversos clipes, como temas relevantes (procurem no You Tube e vejam por si sós), engajada em diversas causas, como as ambientais, por exemplo.
No clipe em questão, uma grande lição de viver a vida, mais perto do limite. Afinal, qual é de fato esse limite? Quem impõe os limites, fronteiras? Muitas vezes, nós mesmos. Deixamos de viver por pensar no que os outros dirão..
Closer To The Edge é um vídeo que além das cenas das turnês da banda, mundo afora, mostra depoimento de jovens, sobre a vida, música, etc.
Num deles, o jovem fala que "A música faz o mundo girar" e que se ela não existisse, ele também não existiria. Uma pequena radiografia dessa geração...
A música é uma linguagem universal - como já comentei diversas vezes, inclusive neste blog -, pois qualquer um, mesmo não entendo a língua do cantor, pelos acordes e despertares, sente a mensagem nela contida. Qualquer um, independente da nacionalidade, se souber ler as notas musicais de uma partitura, entendem e pode também tocar uma bela canção. Ou poderá tocá-la apenas de ouvido (e também de coração, logicamente).
Destaco alguns versos da referida canção:

"Eu nunca vou esquecer
Eu nunca vou me arrepender,
Eu vou viver minha vida".


Saber dialogar com essa geração em que a música, a dança, os vídeos e os multimeios são parte de sua "segunda pele", é um dos grandes desafios de pais e professores.
Tenho a vantagem, não apenas de fazer expedições a esse mundo de arte e cultura, mas também gostar de muitas dessas canções e videoclipes e os utilizar em meu fazer pedagógico (unindo educação e tecnologia), sendo com alunos e/ou professores.
Precisamos, todos, pais e educadores, vivermos mais perto do limite de nossos filhos e alunos e a partir dessas fronteiras, estabelecer estratégias de convívio e respeito mútuo. Deixarmos de ser meros estrageiros em nossa própria casa, escola e comunidade...
Toda descoberta, seja de um Novo Mundo ou não, depende muito menos das calmarias, e muito mais de saber viver mais perto dos limites convencionais e/ou convencionados. Há que se refletir sobre as próprias atividades e a relevãncias e significação de ambas...
E as tecnologias em geral podem proporcionar que nativos e imigrantes, passageiros e tripulantes do Mundo Virtual também interajam e convivam bem no Mundo Real, bem mais perto dos limites que hoje vigoram...

Abaixo, link para a tradução da canção:

Closer To The Edge, 30 Seconds To Mars

http://letras.terra.com.br/30-seconds-to-mars/1592933/traducao.html

Um comentário:

  1. Com certeza.. Buscar conhecer a essência da geração com que vcs professores estão lidando é a melhor maneira pra fazê-la se abrir para novos conhecimentos e de fazê-la ter vontade e ver que vale a pena buscar isso..
    parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir