segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Corujas Digitais: Novas formas de ensinar e aprender (portal educacional)





A imagem acima é do Corujas Digitais, um site sobre tecnologias educacionais, para professores, alunos e pesquisadores da área. Uma interessante iniciativa de três educadores que moram em três cidades distintas:

Francine Ramos, formada em Ciências Contábeis e Letras, ensina professores a usarem uma lousa digital, mora em Sorocaba, SP, Brasil. É blogueira, adora ler e acredita que as tecnologias podem colaborar muito com a evolução da educação.

Jeniffer Santos, formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pós-graduanda em Comunicação Organizacional e Tecnologias, mora em Salvador, BA, Brasil. De vez em quando sobe no telhado para ler e escrever.

Marcelo Alves, maestrando en Ciencia de la Educación e pós-graduado em Gestão Escolar, mora em Alagoinhas, BA, Brasil. Amante dos saberes, vive uma relação com a docência e a gestão escolar ao passo que flerta com as Novas Tecnologias Digitais...

Cada vez mais, o Educa Tube Brasil tem certeza que o futuro da educação e da sociedade é o intercâmbio - tanto artístico, cultural, educacional e social - que promove a interação entre educadores, mundo afora, seja por mídias e redes sociais digitais, como por atividades convencionais em sala de aula. Estimular essas trocas de experiências e saberes é o papel social do educador do século XXI, que deverá ser também um mídia educador e um arte educador, utilizando-se das TIC, mídias e redes sociais como meio para atingir uma finalidade: a informação que gere conhecimento mútuo.
Vejam abaixo o link para o referido portal educacional:

CORUJAS DIGITAIS - SITE SOBRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Visitem também, em seu acervo, dados sobre a Escola Vittra, de Estocolmo (Suécia), considerada uma escola inspiradora, em que " Rosan Bosch transformou as áreas comuns de uma escola sueca em um ambiente de aprendizagem inspiradora [para professores e alunos e] que reúne educação e lazer":

ESCOLA VITTRA, UMA ESCOLA INSPIRADORA

Conforme dados: "Vittra Södermalm tem 350 alunos e está localizado em um edifício histórico no centro de Estocolmo. O novo projeto se esforça para apoiar métodos pedagógicos da escola e dá aos professores e alunos a oportunidade de trabalhar em diferentes configurações, dependendo da situação de aprendizagem. A solução de estrutura compreende pequenas “cavernas” de concentração e contemplação, uma caverna colorida com estofados vermelho, mesas altas orgânicas para o trabalho em grupo, e um mobiliário de sala de estar macio para encontros informais".
Abaixo, algumas imagens da Escola Vittra:

ROSAN BOSCH - ESCOLA VITTRA

4 comentários:

  1. Obrigada por divulgar, José Antonio! E saiba que o seu blog é uma fonte de inspiração para nós! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Francine. Fico feliz e motivado em continuar meu trabalho cada vez que alguém valoriza meu trabalho. Um abraço e sucesso a vocês. Zé Roig

      Excluir
  2. Olá, José!
    Ficamos felizes e agradecidos pela indicação.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeniffer, eu que fico feliz de mostrar o trabalho de educadores para educadores. Um abraço e sucesso ai. Zé Roig

      Excluir