quarta-feira, 3 de setembro de 2014

NOAS - Núcleo de Objetos de Aprendizagem Significativa (material para educação infantil, ensino fundamental, médio e superior)




A imagem acima é do NOAS - Núcleo de Objetos de Aprendizagem Significativa, "um núcleo de computação aplicada, destinado ao desenvolvimento de objetos de aprendizagem significativa, estruturados em simulações computacionais de fenômenos".
Conforme apresentação no portal educacional:

"Da experiência concreta vivenciada na sala de aula ao ministrar cursos de Física e de Matemática, percebemos com frequência que, mesmo aqueles estudantes que apresentavam os conceitos básicos relacionáveis ao assunto a ser abordado, mostravam, durante as aulas, grande dificuldade em abstrair o conteúdo dado a partir de modelos descritos pelo professor. Concomitante a trabalhos de simulação numérica, realizados em laboratórios de pesquisa em ciência pura, percebemos o potencial que as simulações computacionais de fenômenos, bem como as animações interativas, em menor escala, possuíam. À medida que possibilitavam a percepção visual de variações temporais de grandezas físicas e matemáticas, abstratas ou não, as animações interativas conduziam a um nível de abstração da realidade que, sem elas, seria alcançado apenas por poucos aprendizes.
Nesse cenário, foi criado o NOAS com a proposta de desenvolver objetos que contribuam para uma aprendizagem significativa. Esses atividades são baseadas em simulações computacionais (applets Java, animações em flash, realidade virtual) que permitem ao aprendiz a interação necessária à compreensão dos fenômenos estudados.
A equipe do NOAS é constituída por educadores, especialistas em softwares, engenheiros, que se utilizam da tecnologia digital como elemento potencializador do processo de ensino e aprendizagem.
Uma biblioteca virtual de aplicativos de diversas áreas, sob a concepção de software livre, acaba de ser lançada pelo NOAS - Galileu."

Em seu acervo existem diversos objetos de aprendizagem destinados a estudantes da educação infantil, ensino fundamental médio e superior.

Abaixo, link para o referido portal educacional:

NOAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário