quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Comovente exercício de alteridade: Pais também engravidam




O vídeo acima, Huggies: Dad's pregnant too (Pais também engravidam), descobri no Pavablog e trata-se de campanha de empresa de produtos higiênicos para bebês, produzido pela filial da Argentina para o Dia dos Pais do ano passado.
Como destaca o blog: "A ação permitiu que os pais sentissem fisicamente em suas barrigas o mesmo que as mães, quando o bebê chuta ainda dentro do útero. Isso só foi possível graças a um cinto que reproduz em tempo real as sensações causadas pelos movimentos do bebê, oferecendo uma experiência inesquecível aos emocionados participantes. A criação foi da agência Ogilvy & Mather".
Uma bela iniciativa que envolve publicidade, tecnologia, educação e sociedade, e que é para o Educa Tbe Brasil um belíssimo exercício de alteridade (de se colocar no lugar do outro). Somente passando pelas sensações que o outro passa - no caso, uma mãe - é que alguém pode dar-se conta daquela realidade. É comovente ver a emoção de pais sentindo os movimentos do filho, como se estivessem dentro de si, algo único e só sentido em sua plenitude por uma mãe. Mas pais de fato engravidam quando gravitam em torno da barriga de uma mãe, acompanhando a maternidade de ambos. :-))
Assim deveriam ser pais e filhos, professores e alunos, também, colocando-se vez em quando, um no lugar do outro, conhecendo a realidade de cada um. Muitos dos problemas de relacionamento e choques de geração poderiam ser evitados com uma simples expedição ao mundo de outrem, além do próprio umbigo.
Um belo vídeo que se presta a diversas reflexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário