domingo, 21 de setembro de 2014
#PensadoresTIC - Martha Gabriel fala sobre o papel do novo professor e o uso das TIC na educação
O vídeo acima #PensadoresTIC, trata-se de fala de Martha Gabriel, "pesquisadora brasileira - considerada uma das 100 maiores especialistas em tecnologia no mundo - que fala sobre o papel do novo professor e o uso das TIC na educação; e discute com exclusividade para o Instituto Claro o novo papel de professores e alunos em um mundo em que real e virtual estão cada vez mais interligados. Ela defende ideias centrais, como a de cibridismo, e afirma que os problemas que ainda enfrentamos de infraestrutura (como o acesso à banda larga longe do ideal) não podem impedir os avanços".
Para saber mais sobre o tema, leia a reportagem completa na série #PensadoresTIC, no link abaixo, e conheça conceitos como cibridismo (corpo virtual), professor digital e mediador do conhecimento:
#PensadoresTIC - Instituto Claro
De fato, o professor do século XXI precisa estar mais conectado ao mundo do aluno, seja de forma digital ou não. Requer que conheça certos recursos, experimentando-os sozinho, com outros colegas e, principalmente, com os alunos, para ver possibilidades pedagógicos para equipamentos tecnológicos. Enfim, para ensinar em tempos de TIC,m requer antes aprender as potencialidades das Tecnologias da Informação e da Comunicação no espaço escolar, pensando a educação além da sala de aula (via redes sociais digitais) e além do tempo e espaço escolares convencionais. O termo conectividade e mobilidades associados apenas aos equipamentos e não às pessoas envolvidas num ambiente de ensino-aprendizagem torna-se paradoxal, pois pessoas mais do que máquinas é que precisam ter esta mobilidade além do espaço físico tradicional - fazendo pequenos "tours" pelo entorno da escola - e conectando-se num sentido educacional e social, não apenas tecnológico. De nada adianta utilizar notebooks, tablets, telefones celulares na escola, se não houver uma conectividade do ponto de vista afetivo e educativo.
Eis o grande desafio da educação neste século: tornar realidade esta virtualidade. Promover a convergência não só de equipamentos mas de pessoas.
Se é uma geração audiovisual que lida diariamente, via celular e internet como vídeos, clipes, filmes, músicas, dança, esportes, games que são linguagens visuais, corporais etc, cabe ao professor tornar-se um arte educador e um mídia educador, incorporando ao seu fazer pedagógico recursos tecnológicos que seus filhos e alunos utilizam mais de forma recreativa, nem sempre educativa, tornando o lazer em aprendizagem e ensino mútuos, à medida que aluno e professor interajam como piloto e navegador em uma prova de conhecimento, como uma corrida de rally, em que quem dirige o veículo é o jovem alunado, mas quem orienta e conduz essa navegação é o professor. Mais que uma metáfora, um dilema e um desafio a serem ultrapassados para que todos sejam vencedores.
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