terça-feira, 23 de setembro de 2014

"O que você está pensando?" : Vídeo mostra como a felicidade “editada” das redes sociais não é real




O vídeo acima What's on your mind? (O que você está pensando?), descobri no portal Hypness e "mostra como a felicidade 'editada' das redes sociais não é real".
Um material para refletir sobre o cotidiano digital e real, em que pessoas cada vez mais compartilham fotos, imagens, vídeos mas nem sempre se relacionam de fato uns com os outros. Algo que nos propõe a pensar se de fato a felicidade é tão maravilhosa como mostrada em perfis de redes sociais. Se é preciso viajar, se expor tanto para se sentir feliz...
O título do vídeo de Shaun Higton é uma alusão à frase do Facebook e questiona este conceito do que é ser feliz.
Como educador - pai e professor -, além de editor deste blog, penso que em matéria de felicidade e realização pessoal e profissional, os verdadeiros projetos de vida e de trabalho eficientes e sustentáveis são os mais simples, que permitem justamente a continuidade, seja no ambiente escolar, familiar, social. Coisa que fazemos por que gostamos, que permitem as trocas de experiências com amigos e colegas seja online ou off, seja em tempo real ou armazenado em blogs e perfis de redes sociais.
A realidade é que, em contraponto, existe muito projeto educacional interessante que é pouco divulgado, curtido e compartilhado, pois seus autores acham se tratar de algo simples que todos fazem. Ou que divulgando-os serão taxados de exibicionista. Tudo depende de bom senso. Mas é justamente essa simplicidade que poderá incentivar outros professores e alunos mundo afora, adaptando ideias interessantes feitas numa comunidade para uma outra realidade local.
Ser feliz é acima de tudo fazer algo simples, eficiente e que possibilita a aprendizagem mútua. E, evidentemente, quando compartilhado em rede, que seja feito com bom senso, autocrítica e autorização de terceiros envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário