sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A importância da arte e da cultura na formação do aluno e do cidadão




O vídeo acima, trata-se de fragmento da entrevista da escritora Martha Medeiros, ao Programa Roda Vida, da TV Cultura, SP< Brasil, falando sobre a importância da arte e da cultura na formação do cidadão e foi indicação via Facebook da colega e amiga Elis Zampieri, professora da educação especial de Curitibanos, SC, Brasil e editora do blog Sobre Educação.
Para Marta Medeiros - com total apoio do Educa Tube: "Boa educação não é só escola, boa educação não são só valores. Boa educação é também arte e cultura". Haja vista que as grandes experiências de aprendizagem envolvem de fato a arte, a cultura e toda a sociedade. Imaginem a grandeza das obra de autores variados como Villa-Lobos, na música; Portinari, nas artes plásticas; Monteiro Lobato, na literatura e outros tantos, na dança, teatro, esportes, etc, sem o trânsito entre o erudito ou clássico e o popular... Autores que se valorem do folclore, da cultura popular, para dar a sua arte a autenticidade de seu povo e que influenciaram, não apenas outros artistas, mas há muitos educadores. O próprio educador Paulo Freire destacou a importância da arte e cultura na educação. Rubem Alves fazia arte falando sobre educação.
Os grandes educadores se apropriam de cenas de filmes, de curtas-metragens, de pequenos vídeos, animações, comerciais, slides, etc para iniciar uma aula, palestra, projeto, como recurso metodológico e pedagógico, muito mais do que apenas dinâmica de grupo, pois a arte nos toca no que temos de mais profundo: a sensibilidade humana. Todos temos alguma aptidão para alguma forma de ate, e isto está em toda parte e cabe ao professor, o mestre, o maestro desta pequena orquestra sinfônica que existe em sua sala de aula perceber e reger sua turma, pensando cada aluno como um músico que toca um instrumento, mas que esse indivíduo faz parte de um grupo em que o todo (a sinfonia dos dias) é o mais importante, e que há momento nesta sinfonia para que entre violinos e violoncelos, ora piano, ora prato e bumbo; e assim por diante. E isto é a pura realidade, muito mais do que uma simples metáfora.
Abaixo, vídeo completo da entrevista e jornalista de Martha Medeiros ao Programa Roda Viva, em que fala sobre sua trajetória:



Vejam também (logo abaixo), vídeo correlato que encontrei no You Tube, sobre A importância da arte na educação:



Conforme apresentação do referido, no You Tube: "Arte é um importante trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo". Algo que vem ao encontro do que o Educa Tube defende e divulga constantemente neste espaço de interação educacional e social. Arte e cultura na educação são também a expressão da cidadania de uma comunidade, unindo o particular ao universal, mostrando valores e limites da cada região.

Abaixo, alguns exemplos do cancioneiro popular que servem a boas reflexões no ambiente escolar:

Zélia Barbosa - Pau de arara (1978) - Álbum Canto Della Terra (Sertão Favela):



Heitor Villa-Lobos - O trenzinho do caipira (Bachianas brasileiras #2), em videoclip gravado numa estação de trem em Fortaleza, CE, Brasil, com voz incidental de Adriana Calcanhoto, àlbum Partimpim, a partir de poema de Ferreira Gullar:



Maria Bethânia e a Oração ao Tempo, canção de Caetano Veloso, com poema introdutório de Vinícius de Moraes:



Eta Nóis, Ney Matogrosso canta canção de Luhli e Lucina, no Programa Som Brasil (1981):



João Chagas Leite - Desassossegos, canto nativista no Galpão Crioulo, RS, Brasil:



Nenhum comentário:

Postar um comentário