quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Aplicação das TIC em nossa vida: do particular ao universal




O vídeo acima Aplicação das TIC em nosso vida, que descobri no You Tube, mostra algumas das Tecnologias da Informação e da Comunicação em nosso cotidiano, principalmente no uso de telefones celulares e seus aplicativos.
Ironicamente, dados estatísticos demonstram a maior quantidade de telefones celulares vendidos anualmente, quase na média de um por habitante, entretanto, ainda que incorporados como ferramentas de informação e comunicação na sociedade, sua utilização pela educação é limitada. Limitada em duplo sentido: ora pela proibição de algumas instituições de ensino de seu uso no ambiente escolar, ora quando utilizado mais como recreação do que atividade pedagógica.
Atualmente, podemos encontrar aplicativos praticamente para quase tudo; de apps para acompanhar horário de ônibus e chamar táxis; para traduzir português para Linguagem de Sinais; enfim, uma variedade, muitas vezes criada por jovens, alguns, menores de idade, ainda cursando ensino fundamental e médio. Um rico potencial dentro das escolas, que poderia ser utilizado em projetos colaborativos, em todas as áreas do conhecimento.
Mas o que a escola, em sua maioria, faz? Rotula este aluno criativo, multifocal e às vezes de fato hiperativo, como aluno problema, que ora precisa ser "enquadrado", disciplinado, ora medicado...
Conhecer esse novo mundo do alunado é essencial para estabelecer um diálogo, pensar estratégias de interação, projetos de aprendizagem e atividades educacionais. Pensar o universal através do particular. E o fone celular é uma ferramenta que possibilita que indivíduos descubram ações universais, de outras professore e alunos utilizando-se das TIC, Mídias e redes sociais na educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário