domingo, 1 de fevereiro de 2015

Cordão umbilical: A vida por um fio, além das redes sociais digitais




O vídeo acima Cordão Umbilical, descobri no Twitter, visitando o portal de Vídeos ZERO FILMES, da produtora de vídeos de mesmo nome, que contém diversos audiovisuais, em sua maioria institucionais, como propagandas, campanhas, comerciais etc.
No vídeo em questão, trata-se de material institucional de companhia de telefonia, valorizando as pequenas coisas da vida, que nos conectam, sejam o próprio cordão umbilical, do início da vida, seja os trilhos de trem, os fios de luz, os cordões das calçadas etc.
Como o Educa Tube Brasil sempre reforça: projetos de vida e de trabalho eficientes são aqueles que traz em si a simplicidade e por isso mesmo propiciam a continuidade. E valorizar as redes que se formam no transcorrer da vida, estejam elas ligadas por fios digitais, de fibra ótica ou não é fazer as pessoas verem a vida, o mundo, seus amigos, e a si mesmo por outro ponto de vista.
Todo educador, seja pai ou professor, deve estabelecer estes vínculos afetivos entre filhos e alunos, utilizando-se do que chamo de a "Pedagogia do Exemplo e do Espelho", incentivando a crítica e a autocrítica, promovendo o debate e, acima de tudo, a regressão, não hipnótica, mas histórica para possibilitar o avanço educacional, tecnológico e social, reconhecendo o conhecimento agregado de todas as gerações que vieram antes de nós...
Nascemos ligados a um fio (cordão) e cortá-lo nos proporcionou sermos móveis, uma realidade e uma necessidade, ainda mais hoje que conceitos como mobilidade, portabilidade, conectividade fazem parte de nosso cotidiano familiar, escolar e social.
Estarmos ligados, conectados, não requer uma conexão banda larga, uma rede wifi, é preciso muito mais do que isso, e para que se efetive essa conectividade, a afetividade é e sempre será um fator essencial e principal, sendo as TIC, mídias e redes sociais, meios acessórios de interligação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário