domingo, 21 de junho de 2015

"Caminhão transparente": Mais que um conceito para reduzir acidentes nas estradas




O vídeo acima Samsung Safety Truck, descobri na rede social, através da Revista INFO Oline e trata-se de iniciativa de empresa de tecnologia, em mais uma iniciativa criativa e original, de possibilitar que recursos tecnológicos tenham também um caráter social.
No caso, o conceito de "Caminhão transparante" é uma iniciativa de acoplar em um Safety Truck (caminhão de segurança) rodando pelas estradas da Argentina, além de um painel de LDC em sua traseira, câmeras em sua dianteira, transmitindo imagens do trãnsito na estrada àqueles motoristas que desejem efetuar uma ultrapassagem segura.
Conforme notícia da Revista INFO Online: "O conceito de 'caminhão transparente', no entanto, não é novo, como lembra o site americano The Verge. Em 2009, designers russos já haviam introduzido a ideia. A diferença é que agora o projeto saiu do papel e, realmente, ganhou as estradas".
Da teoria à prática, um exemplo de tecnologia e iniciativa social que pode ser pensado este conceito de "transparência" na educação, pelos educadores, deixando mais claros os objetivos de seu conteúdo ao aluno, já no início do ano letivo, justificando o sentido de tudo que será usado, a metologia aliada a uma didática adequada a cada turma, dsiciplina e conteúdo, para uma ultrapassagem tranquila de ano e série naquele processo de ensino-aprendizagem.
Não podemos ficar estacionados no tempo, ou impedidos de seguir adiante por conta de pré-conceitos, preconceitos e resistência, seja na utilização de TIC, mídias e redes sociais no ambiente escolar, por conta do desconhecimento de suas possibilidades. Para isso existe as prórpias mídias e redes sociais em que professores do século XXI compartilham suas dúvidas e certezas, suas descobertas, metodologias e reflexões sobre seu fazer pedagógico.
O sentido da Tecnologia na Educação, mais do que o ver adiante, é divulgar o presente, as práticas escolares, às vezes feitas de forma convencional, mas que precisam ser divulgadas a outros educadores, escolas e comunidade, seja por meio de redes sociais, blogues etc.
Não somos caminhões, mas transportamos dentro de nós um vasto conhecimento que deve ser socializado com os alunos, não apenas no conteúdo a ser ministrado, mas nas experiências de vida, nos erros que geraram acertos, nos acertos que proporcionam adaptações a outras ideias, de terceiros ou não, do trabalho colaboativo com outros professores e com os alunos, em coautoria etc.
A estrada é longa, um caminho com curvas acentuadas às vezes ou com longas retas, túneis e tudo mais, assim como a vida, e saber dirigir por este trajeto educacional e social é um desafio maior, e se incorporarmos a ele outros conceitos doutras áreas do conhecimento, mais seguro será esse percurso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário