segunda-feira, 22 de junho de 2015

Sala de Aula do Futuro – Um Mundo que nos Alcança (Tecnologia na Educação)




O vídeo acima Technology in Education: A Future Classroom (Tecnologia na Educação: Sala de Aula do Futuro), trata-se de criação de Daniel Nemroff e descobri via Twitter do colega Juan Domingo Farnos, educador de Santa Bárbara, Cataluña, Espanha, editor do blog Disruptive.
Um vídeo que se comunica com outros dois, links abaixo, intitulados Um dia de vidro e Um dia de vidro 2, que trazem em si o mesmo conceito de mobilidade e flexibilidade de transferÇencia de dados através de superfícies planas tipo vidro:

Um dia feito de vidro (versão brasileira)

Um dia feito de vidro 2

Se a Sala de Aula do Futuro será mesmo assim, há uma grande possibilidade, mas sempre torno a destacar que o importante sempre será a metologia a ser utilizada que dê sentido, significação às Tecnologias da Informação e da Comunicação a serem empregadas; pois datashow não transformou tanto assim o que antes era feito com o retroprojetor... As tecnologias se alteram em períodos cada vez mais curtos. Entretanto, com criatividade, usando tecnologias de ponta ou não, é possível, com uma metodologia criativa, inovar e transformar a sala de aula em um espaço de futuro...
A título de curiosidade, vejam como, se internamente a sala de aula é inovadora e feita de vidro, a escola retratada em seu exterior, não difere muito do padrão clássico... Independente da arquitetura interna e externa da escola, o importante sempre será a metodologia empregada pelos professores, não importa se tenha uma arquitetura externa tradicional e um interior high tech ou vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário