quinta-feira, 18 de junho de 2015

Ensinar Exige Rigorosidade Metódica, In: Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire (canal de vídeos)




O vídeo acima Ensinar Exige Rigorosidade Metódica é mais um da série Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, produzido pelo Prof. André Azevedo da Fonseca, a partir da obra do grande educador brasileiro é um interessante projeto de divulgar o pensamento frereano, através de pequenos vídeos didáticos.
Conforme apresentação do prof. André Fonseca: "Para Paulo Freire, um professor verdadeiramente democrático é aquele que não apenas tolera, mas encoraja o questionamento, o debate e a crítica dos alunos ao conteúdo da matéria".
Fonseca, citando Freire, diz que o método mecânico, memorizador não estabelece relação com o mundo real, não há dialética, é maniqueísta, mero reprodutor do que já vem pronto, acaba idealizando o que não vê, para o bem ou para o mal...
De fato, na dinâmica ensino-aprendizagem frereana, o leitor precisa interferir no texto, duvidar do autor, sujeito da compreensão do livro que lê, e este leitor, quando aluno precisa desenvolver essa leitura crítica de mundo, respeitando os ciclos do conhecimento, que são o ensinar, o aprender e o pesquisar.
Pensando a questão do método, o Educa Tube Brasil ten destacado há tempos que só se consegue o domínio de classe se antes o educadro possui o domínio de conteúdo, aliado a uma metodologia adequada e uma didática que dialogue com o alunado. Este rigor é necessário justamente para que os objetivos sejam alcançados de forma eficiente, simples e contínua.
No canal do You Tube Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire, é possível assistir também a outros vídeos produzidos pelo prof. André sobre a cada vez mais contemporânea obra de Paulo Freire.

O Educa Tube Brasil recomenda o portal educacional do Prof. André, no link abaixo:

Prof. André Azevedo da Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário