quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Iguais: Exposição Fotográfica a refletir sobre a condição humana



O vídeo acima #expoIGUAIS, foi indicação da colega e amiga Carla Kalindrah, educadora do Rio de Janeiro (RJ), Brasil e trata-se experimento social, utilizando da fotografia para colocar pessoas de mundos bem diferentes frente a frente.
A #expoIGUAIS é uma exposição fotográfica que mostra que podemos conviver em harmonia, uns com os outros, desde que tentemos entender o outro, o diferente de nós, que é mais igual a nós do que imaginamos, apesar das diferenças culturais.
Nosso olhar carrega uma carga cultural e olhamos o outro, nem sempre pelo que é, mas pelo que imaginamos que ele seja.
Muitas vezes nosso olhar tenta enquadrar, padronizar as coisas. A própria sociedade, a família, a escola tentam enquadrar o aluno, e nem sempre primeiro entendê-lo em sua diversidade e adversidade humanas.
"Quanto mais convivemos mais nos tornamos parecidos", diz a #expoIGUAIS, quando percebemos que somos TODOS seres humanos que apesar de vermos o mundo de forma diferente, não somos tão diferentes assim, uns dos outros.
O vídeo destaca esse poder do olhar e como diz um dos entrevistados: "Olha pra mim, eu existo, me respeita". Algo que devemos transpor para a escola e a sociedade em geral. Olhar para o outro, independente da classe social, perceber que o outro existe e que merece ser respeitado em sua diversidade.
Como demonstra a #expoIGUAIS: "através da lente de uma câmera somos todos iguais", e através dos nossos olhos, podemos ser também. E trabalhar com a captura de imagens, de depoimentos, de experiências de vida entre professores e alunos, que parecem ás vezes tão diferentes, poderá mostrar que também são bem iguais em muitas coisas, dadas as devidas proporções de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário