domingo, 9 de dezembro de 2018

A criação do Requiém de Mozart: entre o gênio e o aprendiz, o cinema e a educação, a didática e a metodologia




O vídeo acima AMADEUS: Criação do Requiem, descobri via Twitter de Daniel Souza, educador de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, e editor do blog O ÓCIO RECREATIVO.
Trata-se de cena genial do filme Amadeus que, segundo a Wikipedia: "(...) é um filme americano de 1984, do gênero drama biográfico dirigido por Milos Forman e com roteiro de Peter Shaffer. O roteiro é baseado na peça homônima do próprio Shaffer, livremente inspirado nas vidas dos compositores Wolfgang Amadeus Mozart e Antonio Salieri, que viveram em Viena, na Áustria, durante a segunda metade do século XVIII. O filme foi indicado para 53 prêmios, e recebeu 40, incluindo oito Oscars (entre eles o de melhor filme), quatro prêmios BAFTA, quatro Globos de Ouro e um prêmio DGA. Em 1998, Amadeus foi classificado como o 53º melhor filme dos Estados Unidos pelo American Film Institute, em sua lista AFI's 100 Years… 100 Movies".
Mais que isso, faço minhas as palavras do professor Daniel, quando ao apresentar a referida cena diz: "Como ser didático sobre um assunto que pouca gente entende sem subestimar a inteligência do espectador? Milos Forman em Amadeus nos mostra".
De fato! A cena mostra de um jeito didático como o jovem Mozart compunha suas obras-primas, de uma forma autêntica, criativa e genial. Como Mozart, que tinha a idade de um aprendiz, agia diante de Salieri, um compositor já maduro e experiente. A genialidade nada tem a ver com a cronologia e todos têm uma metodologia de criação, o que fica evidenciado na cena em questão. Mozart era ágil, tinha uma palheta musical na cabeça compunha por pura intuição e inspiração...
Algo que me lembrou recentemente uma atividade escolar que participei, em que o professor de matemática e um de seus alunos jogaram uma partida de xadrez num tabuleiro gigante, montado no pátio da escola. O jovem aluno parecia ter um tabuleiro na mente, pois conseguia visualizar as jogadas, não apenas as dele, mas do adversário com uma velocidade impressionante. Na verdade estavam jogando dos mestres naquele momento: o professor e seu aluno.
Na cena de Amadeus, o jovem Mozart ensina ao mestre Salieri como compor com criatividade, virtuosismo e originalidade. O professor pode também aprender com o aluno, estabelecendo trocas de saberes...
Cenas clássicas do cinema não faltam para ilustrar qualquer área do conhecimento e lembrou também de outra cena fantástica que jamais esqueci, do filme Poltergeist: o fenômeno, de 1982, em que o pai ensina à filha que a tempestade está se afastando se os segundos entre o clarão e o estrondo vão aumentando e poderá estar se aproximando quando diminui esse tempo entre a luz e o som...



Cinema pode ser um aliado da Educação, através da utilização de algumas cenas, ideias, conceitos que complementem o conteúdo pedagógico... A didática e a metodologia devem levar em contam a arte e a cultura nesse fazer pedagógico.
O grande escritor Erico Verissimo, em sua autobiografia, dizia que sua educação tinha sido cinematográfica A do editor deste blog, foi televisiva, através de seriados, filmes da Sessão da Tarde, desenhos animados etc. A da atual geração é via internet, games e YouTube. Não importa o meio, mas o fim... Os meios de informação e de comunicação podem ser grandes ferramentas de apoio ao professor, cuja finalidade é a educação.

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