sábado, 8 de dezembro de 2018

Lição de casa: trabalho sobre a gravidade proposto pelo professor e "A viagem ao mundo dos sonhos" feita pelos alunos




O vídeo acima iPad — Homework - Apple é uma peça publicitária sobre equipamento eletrônico, mas também um curta-metragem sobre um dia de uma escola que poderia estar em qualquer lugar. O professor forma os grupos e pede que um deles pesquise sobre a gravidade. Os alunos se encontram fora da escola e passa a unir a teoria e a prática, fazendo experimentações, brincadeiras e documentando tudo com as tecnologias.
Um vídeo que me lembra cenas do filme Viagem ao mundo dos sonhos (1985), em que jovens se reúnem para construir uma nave espacial. Um clássico da Sessão da Tarde, da TV aberta, nos anos 1980, conforme cenas abaixo:





Trabalhar com o concreto e o abstrato, com a teoria e a prática, com o simbólico e o imaginário no ambiente escolar são possibilidades de estabelecer um diálogo entre gerações: entre professores e alunos, pais e filhos.
Quem disse que uma lição de casa não pode ser criativa, divertida e original?
O bom professor é aquele que permite essas viagens ao mundo dos sonhos feitas pelos seus alunos, a partir de propostas criativas e relevantes que envolvam o conteúdo programático de sua disciplina, unindo arte, cultura tecnologia e educação.

2 comentários: