quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Ian e o Playground Inclusivo: belíssima, comovente e premiado curta-metragem de animação




O vídeo acima Ian foi indicação da colega e amiga Josane Batalha Sobreira, educadora de Campinas, São Paulo, Brasil e trata-se de belíssimo e comovente curta-metragem de animação que trata de inclusão e mostra o cotidiano de um menino cadeirante que é levado por sua mãe pra frente de um parque (playgroud) em que outras crianças brincam enquanto Ian imagina conviver com os mesmos, até que a realidade o afasta de seu imaginário playgroud inclusivo.
E o mais interessante que o curta de animação é inspirado na vida real de um menino chamado Ian. Um curta escrito por Gastón Gorali, dirigido por Abel Goldfarb e com apoio da mãe do menino Sheila Graschinsky.
Esse playgroud inclusivo só se materializa a partir de uma desmaterialização das demais crianças que atravessam junto com Ian as telas que separam aquele espaço da vida do menino que sofria bullying. A simbologia do dematerializar-se e se reorganizar do outro lado e da própria desmaterialização da tela que divide dois mundo é emblemática de como devemos agir para promover a inclusão, eliminando barreiras e limites.
Um lindo vídeo que mescla stop-motion com animação digital, premiado em Cannes 2018 e indicado para o Oscar 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário