domingo, 24 de fevereiro de 2019

A Cinderela do mundo real aos olhos mágicos de menina autista de 5 anos: a Noiva e seu conto de fadas moderno




O vídeo acima, 5-year-old gwith autism mistakes bride for Cinderella (Menina autista de 5 anos confunde noiva com Cinderela), descobri através da página do Facebook do portal CONTI OUTRA e tratasse de comovente e encantadora história de Layla Lester, uma menina autista de apenas 5 anos que confundiu a sessão fotográfica de casamento de Olivia Spark, com uma cena real do conto de fadas Cinderela, da Disney.
E o mais fantástico de tudo isso é a sensibilidade e o carinho da noiva Olivia em dar vazão ao imaginário de uma menina de 5 anos, independentemente de ter autismo ou não, seguindo um roteiro imprevisto e improvisado na hora para atender sua jovem fã (Vide imagem abaixo).



Sempre digo que o educador do futuro precisa, além de ser competente, dedicado, qualificado, precisa gostar do que faz ter empatia com o alunado, ser inventivo, intuitivo, imaginante. E foi o que Olivia fez, usar da sensibilidade e intuitividade que o momento requeria. O que comprova a própria fala de Olivia à CBS NEWs (EUA)< conforme o portal CONTI OUTRA: "Eu estava mais do que feliz em ser a Cinderela para aquela menina".
Só esse momento seria magistral, mas eis que Olivia e Layla continuam interagindo, desde esse primeiro encontro casual. O conto de fadas permanece e as duas se encontram com frequência, já que a Cinderela do mundo real se afeiçoou à sua pequena fã. Uma atitude digna de uma princesa de contos de fadas mesmo!
De acordo com Jessica, mãe de Layla, referindo-se à "Cinderela Olivia": "Ela é a epítome de uma verdadeira princesa. Ela é gentil. Ela é doce. Ela fez de tudo para tornar o dia de Layla especial, e quem faria isso além de uma princesa?". O que fica mais evidenciado já que a mãe afirma que a menina não costuma falar com estranhos. Só que Cinderela não é estranha ao universo imaginário infantil, não é mesmo?
Não bastasse tudo isso: o encontro casual, a interação decorrente dele, como uma princesa, Olivia e a sua família resolveram promover uma campanha coletiva de arrecadação de recursos, via site GoFundMe para poderem levar a Layla à Disney World e assim, possibilitarem que a menina conheça as demais princesas dos contos-de-fadas. Até a realização da reportagem, já tinha sido conseguido mais de 23 mil dólares, de um total de 50 mil (metal inicial).
Então, um encontro casual possibilitou a realização de um sonho infantil em 4 dimensões: o encontro inicial em si, a convivência, a campanha virtual e a possível viagem ao Mundo dos Sonhos de toda criança.
Sem empatia, solidariedade, alteridade nada seria possível. Para que os sonhos se tornem realidade é preciso que se acredite em si e no poder da imaginação, coisas que Olivia, Layla, Jessica e todos que aderiram a campanha têm de sobras.
Um conto de fadas moderno, tornando o termo acessibilidade numa forma universal e atemporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário