sábado, 16 de fevereiro de 2019

Escola Nova Esperança: catador de recicláveis fundou e mantém há 34 anos escola para crianças em vulnerabilidade socioeconômica em Olinda




O vídeo acima Catador de recicláveis funda Escola Nova Esperança , descobri no portal Razões para acreditar, a trata-se de ação relevante de Sebastião Duque, catador de recicláveis em Rio Doce, Olinda, Pernambuco, Brasil.
Sebastião fundou e mantém há 34 anos a referida escola para crianças em vulnerabilidade socioeconômica (antigamente chamadas de carentes). A escola que atende, desde 1984, "filhos de desempregados, catadores de lixo e pessoas de baixa renda do bairro. Atualmente, 80 crianças são atendidas, nos turnos da manhã e tarde. Duas professoras trabalham na escola, que tem espaço para sala de aula, sala de judô, biblioteca e parque com brinquedos. Sebastião, que só estudou até a alfabetização, fundou a escola para oferecer às crianças um futuro que ele não pode ter".
A imagem abaixo, mostra o fundador da Escola Nova Esperança:



Sebastião, da comunidade de Vila Aparecida, é daqueles humanos que transbordam humanidade e que fazem grandes ações com sua simplicidade.
De acordo com o portal Razões para acreditar: A escola possui, que atende crianças de 2 a 5 anos de idade, possui "uma estrutura improvisada, sendo que a maior parte do material utilizado vem de doações. Os responsáveis pelas crianças contribuem como uma quantia de 30 reais por mês, que é o dinheiro utilizado para pagar o salário das 4 professoras que dão aula na escola".
E o mais interessante: "Seu Sebastião mantém o lugar com o dinheiro que recebe através de seu trabalho e graças a ajuda de pessoas que já passarem pela escola e que serão gratos a ele a vida toda. Antes de ser catador, Seu Sebastião já foi palhaço e vendedor de raspadinha de gelo, mas que ama as crianças e que tem um carinho imenso por elas".
Mais um exemplo de que a SIMPLICIDADE permite a continuidade, e que grandes ações nem sempre precisam de grandes recursos, mas de vontade de mudar a realidade através da empatia, organização, colaboração, solidariedade e humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário