sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Arquitetura da simplicidade em "Time Lapse": dois jovens munidos do conhecimento prático constroem um local incrível




O vídeo acima, que intitulei de Arquitetura da Simplicidade, encontrei no Twitter e carreguei para meu blog educacional. Não consegui identificar os dois jovens arquitetos autodidatas que conseguem - registrado em "time lapse" - construir um local incrível munidos apenas de peças artesanais e muita criatividade.
Um material para refletir sobre e rebater aquelas teorias conspiratórias de que os monumentos da antiguidade podem ter sido erguidos por civilizações extraterrestres. Se dois jovens conseguiram isso, a partir do conhecimento simples e prático, imaginem o que fariam milhares desses, mundo afora!
A arquitetura da simplicidade é saber lidar com as possibilidade de seu meio, valendo-se da criatividade originalidade, autenticidade e realidade local. Algo que muitos educadores já fazem em seu ambiente escolar adaptando recursos, criando projetos simples mas eficientes que permitem a continuidade.
Como sempre uso essa metáfora: A construção do conhecimento é muito semelhante à da construção civil, debaixo pra cima, como as fundações e alicerces da educação infantil, ensino fundamental e médio e que o acabamento vem de cima pra baixo com a graduação e pós-graduação.
A seguir, mais um vídeo que corrobora com minha alegação, em que um jovem vale-se dos materiais disponíveis em seu entorno para fazer uma bela construção do próprio conhecimento:



O professor do século XXI deve ser em parte um arte-educador, valendo-se de outras áreas do conhecimento, trabalhando de forma colaborativa com seus alunos (coordenando projetos) ou cooperativa com seus colegas de escola, pensando projetos inter e multidisciplinares. Documentando essas atividades, seja em time-lapse ou em tempo real, usando equipamentos seus ou de seus alunos, como câmera digital, fone celulares, smartphones, tablets, notebooks etc. E depois fazendo uma pequena mostra dessa produção coletiva. Eis a arquitetura da simplicidade no espaço escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário