sábado, 23 de fevereiro de 2019

Sobre a importância da Literatura e Filosofia Clássicas na contemporaneidade e a Poesia em toda parte




O video acima é trecho da aula de introdução do módulo Educação Liberal, do Professor Victor Sales Pinheiro, que encontrei no Facebook, e que disserta sobre a finalidade da literatura e filosofia clássicas na atualidade.
Um ótimo material para mostrar as ligações entre Filosofia e Literatura, afinal, sempre digo que a POESIA maiúscula e pura filosofia, pelo uso de metáforas e imagens, ao mesmo tempo que estéticas e poéticas, também filosóficas, pois mantém o texto atemporal e universal; da mesma forma que a FILOSOFIA (o amor à sabedoria) é pura poesia quando através da lógica, da ética, estética, metafísica e do próprio conhecimento também faz suas analogias, ligando o teórico ao prático, a razão à emoção.
Não por acaso, sou atualmente professor de Literatura e Filosofia no ensino médio, fazendo relações entre a Estética que existe em cada uma dessas disciplinas.
Sou fã do filósofo francês Gaston Bachelard e suas Poéticas do Espaço e do Devaneio, e até hoje não cheguei a conclusão se ele é Um filósofo poeta ou vice-versa, por conta de sua ética e estética peculiares, de sua visão de mundo através da Filosofia do imaginário, da sua relação com os Quatro Elementos (Terra Água, Fogo e Ar), que são dissertados da forma tanto poética como filosófica, das mais belas que já li.
A Poesia está em toda parte, basta ter olhos poéticos e filosóficos para perceber...
Nesse trecho, o prof. Victor expõe de forma didática essas relações entre a Filosofia e Literatura e recomendo aos visitantes do blog esse relevante material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário