quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Passe o sal: curta-metragem sobre a tecnologia digital e os relacionamentos humanos




O vídeo acima Pass The Salt (Passe o sal), descobri na rede social e é um interessante material para discutir as relações sociais e familiares diante das tecnologias digitais.
Um curta-metragem que mostra a forma que um pai, depois de ser ignorado pelos filhos durante as refeições, usa de um meio tecnológico já ultrapassado, quase peça de museu, para chamar a atenção deles: uma máquina datilográfica que com seu barulho peculiar tira os filhos daquele transe digital.
Confesso que, embora trabalhe com tecnologias digitais, às vezes me incomoda ver nos locais públicos as pessoas com a cabeça baixa diante das telas, sem conversar uns com os outros, vidrados, hipnotizados por aqueles espelhos de Narciso digitais, e a selfie é um fenômeno narcisista exemplar. Certa vez, num shopping center, enquanto tomava um café fiquei as pessoas no entorno todas mexendo em seus aparelhos eletrônicos. E o mais surpreendente: nos cerca de 30 minutos que ali fiquei, uma família (pai, mãe e dois filhos), cada um estava num tipo de tela (notebook, smartphone, tablet, fone celular) e nenhum deles trocou uma palavra sequer com o outro. Noutra ocasião, durante a febre do Pokemon GO, em que acompanhei meu filho numa praça central da minha cidade, me assustei com aquele bando de pessoas que seguiam de cabeças baixas como zumbis de seriado de TV.
Tudo na vida é questão de bom senso. E em alguns momentos, sequer olharmos para nosso redor e interagir com pessoas e apenas com espelhos virtuais.
Um pequeno vídeo para um boa reflexão tecnológica, pedagógica e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário