domingo, 27 de outubro de 2019

A arte como espelho da sociedade: vídeo do novo desafio nas redes sociais retrata as tragédias do Brasil




O vídeo acima, encontrei no Twitter do Jornalistas Livres e trata-se de uma bela e criativa performance do ator e youtuber Maicon Santini no #EvoluiuChallenge (um novo desafio das redes sociais, envolvendo maquiagem), valendo-se do arte como espelho da sociedade para retratar as grandes tragédias que se abateram sobre o Brasil e os impactos sociais e ambientais.
O Evoluiu Challenge consiste em "fazer um tutorial de maquiagem ao som da famosa música Evoluiu de Kevin o Chris". E, segundo dados, essa evolução pode ser feita por meio de edição de vído usando aplicativos para celular: iMovie para os usuários do iPhone ou InShot para os que possuem Android.
A arte e a cultura são linguagens universais que dispensam muitas vezes as palavras e/ou nos deixam sem palavras.
A arte é uma ferramenta de inclusão social. Através da arte atingimos a imortalidade. Por conta da arte que os humanos atingiram a evolução, lá da arte rupestre até a digital. Valorizar a arte no cotidiano, em toda parte e principalmente na escola e na sala de aula é essencial.
O vídeo em questão trabalha com pintura, música, dança, filosofia, e muito mais. Um rico material para o incentivo da produção e edição de outros audiovisuais no ambiente escolar.
Um material para dinâmica de grupo, seja para tratar de educação ambiental, como para aulas de história, geografia, sociologia, filosofia e outras tantas, como redação e produção textual, além das palavras, com o uso dessas poderosas imagens.
Que tal um Desafio Escolar? Cada professor, junto com seu alunado criar vídeos envolvendo imagens e canções, dentro do contexto e conteúdo de sua disciplina, como um breve Mapa Mental audiovisual? Seria bem interessante acompanhar essa evolução de informações se tornando conhecimento e disponibilizada em canais e nas redes sociais, valorizando a educação.
Todos somos artistas, embora nem todos se deem conta disso. Por isso o papel social do professor, descobrir os talentos natos que cada um tem: música, dança, pintura, esportes, literatura, escultura etc. A escola pode se tornar uma fábrica não de formar talentos, mas de descobri-los em tempo, antes que sejam cooptados pelo lado sombrio da Força. Antes que se tornem integrantes de alguma stormtrooper. Estou falando por metáforas, pois a palavra transformada, transfigurada pela arte é compreendida em qualquer parte, por qualquer idade, entre Vênus e Marte. :-)
Viva a Vida e a Arte, pois a Vida sem Arte é qualquer coisa, menos vida, talvez descarte. Mas até o descarte pode ser reciclado e transformado em ARTE!
Para saber mais sobre o Evoluiu Challenge, clique no link abaixo:

Conheça o Evoluiu Challenge, novo desafio das redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário