sábado, 26 de outubro de 2019

Inclusão tecnológica e ação pedagógica entre amigos: alunos e professor se unem para presentear colega com fone celular




O vídeo acima, que descobri através do Twitter do Prof. Diogo de Andrade, trata-se de iniciativa do próprio professor junto com seus alunos de presentearem um colega (Lucas) com um fone celular já que este era o único sem tal equipamento na sala de aula.
Mais que uma ação entre amigos, encaro como uma ação coletiva de inclusão tecnológica e social, permitindo que Lucas se integre aos demais, dentro e fora da sala de aula.
Atualmente, o fone celular é quase um gênero de primeira necessidade diante das inúmeras possibilidades de interação e integração de alguém ao mundo real e digital. O podcast é um ótimo recursos para o professor produzir arquivos de áudio de suas aulas, ampliadas para disponibilizar aos alunos e outras tantas opções que a criatividade é o limite.
Mais que tudo a fala do professor Diogo é uma grande lição de vida através de um pequeno gesto de empatia, solidariedade, alteridade. Afinal ninguém está só quando há numa corrente do bem na rede social, digital ou não, que é a família, a escola, o trabalho e a própria sociedade que é um agrupamento que se forma por afinidades. Desde os primórdios da humanidade, os humanos se unem em tribos, vilas, cidades por afinidades e resistem a tudo, graças a solidariedade de alguns.
Um vídeo mais que motivador, redentor do humano que está em nós.
Parabéns ao professor Diogo com sua "Pedagogia do Afeto" e aos seus alunos e colegas do Lucas pela iniciativa comovedora e ação cidadã.

2 comentários: