sexta-feira, 13 de março de 2020

A evolução da Fotografia: paródia que serve pra reflexão sobre a obsolescência de certas tecnologias







br />


A imagem acima, Posição da Fotografia, refere-se a vídeo de mesmo nome (vide link abaixo) e foi indicação via Facebook do colega e amigo Fernando Luis, músico, poeta e artesão de Rio Grande (RS), Brasil.

POSIÇÃO DA FOTOGRAFIA - VÍDEO PARÓDIA

O vídeo link acima trata da evolução da fotografia, do filme às câmeras analógicas, depois as digitais até os smartphones que deixaram tudo obsoleto e peça de museu. A paródia funciona de forma magistral para quem pode acompanhar esse processo de avanço tecnológico, e até mesmo para quem já nasceu numa geração digital. O audiovisual é didático e pedagógico, podendo ser utilizado pro professores e alunos para refletirem sobre as mais variadas formas de captura de imagem e sobre a própria inovação e a transformação social que isso provocou na contemporaneidade.
Assim como a fotografia, o rádio, a televisão, o videocassete, o DVD Player, o Bluray, os consoles de videogames, a TV a cabo etc, as tecnologias sofrem transformações, tonando-se peças de museu, cada vez mais rapidamente. Saber perceber essas tendências é essencial para evitar que gigantes como Blockbusters sejam extintas por outras gigantes como a Netflix, por exemplo.
Novas tecnologias requerem novas metodologias, e a cada evolução, profissões somem e surgem outras. O Uber está aí para isso comprovar.
Perceber esses sinais são tão fundamentais, como as próprias tecnologias em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário