sábado, 28 de março de 2020

Cartomante: letra "premonitória" da MPB e atualíssima em Tempos de Isolamento Social e Autoritarismos: textos, contextos e pretextos!




O vídeo acima Cartomante, foi indicação de minha prima bibliotecária e trata-se de um clássico da MPB - Música Popular Brasileira, de autoria de Ivan Lins na voz inesquecível de Elis Regina, a Pimentinha, uma das maiores intérpretes do cancioneiro brasileiro.
A letra traz subentendido a luta pela liberdade de expressão em tempos ditatoriais, como é o caso do contexto de produção da referida canção: estávamos mergulhados na ditadura de 1964. A canção é de 1978 (vide mais abaixo interpretação do compositor e grande letristas Ivan Lins).
A Cartomante, ouvida nesses tempos de COVID-19 parece como um receituário de bem viver, se cuidar e cuidar dos seus em tempos de isolamento social, e pode ser utilizada como tal, desde que não nos esqueçamos das suas origens, seu texto, contexto e pretexto de escrever por linguagem figurada, simbólica, cifrada em tempos de Censura rígida.
A palavra poética tem entre suas inúmeras funções a de dizer o indizível e o proibido, quando o direito à opinião é interditado, proscrito, perseguido e censurado. A Poesia é o que mantém nossa humanidade e preserva nossa sanidade mental. E quando ela se vale da música, torna-se universal e atemporal, como no caso dessa fabulosa canção, atualíssima para a ocasião. Se fosse feita sob medida talvez não fosse tão oportuna e se torna-se panfletária. Arte é aquilo que sobrevive aos discursos de uma época, é aquilo que transcende ao seu autor.
Rico material para tratar de história e sociedade, memória e filosofia, poesia e sociologia, arte e cultura etc.



Em tempos de COVID-19, um CONVITE+2020 à reflexão poética, filosófica, artística, cultural e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário