sábado, 21 de março de 2020

A Menina de Plástico: belo curta-metragem escolar com temática ambiental (sustentabilidade e reciclagem)


LA NOIA DE PLÀSTIC from JAUME MARTIN on Vimeo.



O vídeo acima LA NOIA DE PLÀSTIC (A Menina de Plástico) é um belo e profundo curta-metragem indicado pelo colega e amigo Jaume Martin, professor da Escola Sant Josep Oriol, de Barcelona, Catalunha, Espanha.
O vídeo tem produção e direção dele próprio em conjunto com outros professores e alunos do ensino fundamental. Os alunos, inclusive, são responsável pela autoria da canção, além de atores. Múltiplas funções.
O curta traz a temática ambiental de uma forma criativa e original, na figura simbólica de A MENINA DE PLÁSTICO que percebe tudo ao seu redor, sendo composto desse material, da massa de alimentação às roupas, flores, copos, talheres, roupas até a água. Um sonho e ao mesmo tempo uma constatação do impacto desse material no cotidiano e da importância da reciclagem e controle.
Ao final, uma cena emblemática do retorno à Natureza, diante das águas do mar, em que A Menina de Plástico, retoma sua condição natural, encerrando com frase e mensagem: "Talvez ainda tenhamos tempo".
Um curta-metragem magistral que serve para diversas utilizações: leitura de imagens e escrita criativa (em produção textual); como proposta de reflexão em ciências ou educação ambiental, nas artes, reciclando materiais para produção de vídeo; pensar ações de sustentabilidade, enfim, onde a imaginação levar professores e alunos.
Como consta na apresentação do vídeo: "Os alunos do ensino fundamental de Sant Josep Oriol criaram uma história que mostra que nossa vida cercada por plástico não é sustentável. O uso e abuso de plástico leva a um verdadeiro pesadelo para uma garota e todos os seus colegas".
Vídeo estudantil é um ótimo recurso de conscientização, além de diálogo entre professores e alunos.
Parabéns a todos os envolvidos nessa produção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário