quinta-feira, 9 de abril de 2009

Tempo é vida: considerações sobre a relatividade do tempo



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=jQDZZ0UaJWQ

Propaganda institucional que trata da relatividade do tempo.
Trata-se da Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, do Ministério da Saúde, e conforme apresentação no YouTube: "traz o slogan Tempo é vida, que expressa o apelo daqueles que estão à espera de um transplante. O tempo é a questão mais preciosa do ponto de vista de quem espera por um órgão. Para atender a esse pedido e ser um doador não é preciso perder tempo: avise sua família, a quem cabe a palavra final para que a doação ocorra.
O comercial abre espaço para um questionamento profundo sobre a relatividade do tempo e como você aproveita esse tempo em função da vida que você leva. Pense sobre isso, e como isso é mais profundo ainda, discuta".


Tempo é vida. Tempo na escola é uma vida que representará a identidade do aluno no futuro. A escola prepara para a vida. Mas é o tempo que dá a verdadeira aprendizagem, fixa os conteúdos.
Algumas considerações literárias sobre o tempo:
Como dizia Drummond:
“Brincar com criança não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor a formação do homem.”
Oscar Wild, escritor irlandês, comentou:
“A educação é uma coisa admirável. Mas é sempre bom lembrar, de tempos em tempos, que nada daquilo que realmente vale a pena saber pode ser ensinado”.

Professor doa seu tempo a educar não um, dois alunos, mas a uma geração, como já disse outro escritor. E essa doação é uma troca que valoriza a ambos, quando feita de forma significativa. Não é preciso doar-se de corpo e alma a uma causa, mas se for, que o tempo seja válido para quem dá e quem recebe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário