segunda-feira, 13 de abril de 2009

Como fazer downloads do You Tube e inserir seus vídeos no portal



Considero o You Tube mais que uma ferramentas de armazenagem e busca de vídeos, mas um portal que o professor pode pesquisar farto material, nem sempre produzido com fins educacionais, mas que podem ser utilizados como tal, além de torná-lo uma grande ferramenta para inserção de pequenos vídeos produzidos no ambiente escolar, feitos por professores e alunos, com câmera digital, telefone celular ou filmadora.
Mais que reproduzir o que já existe no You Tube, o educador do século XXI tem que trabalhar com a possibilidade de produzir seu próprio conteúdo pedagógico que possa servir de incentivo e inspiração a outros professores e alunos.
Para quem deseja copiar, baixar os vídeos do You Tube para seu microcomputador, eis o link abaixo, que trata de instruções de como baixar o programa V Downloader, que permite esse recurso.

Downloads de vídeos do You Tube

COMO INSERIR VÍDEOS NO YOU TUBE?

Para quem deseja enviar um vídeo seu para o You Tube, primeiramente precisa ter uma conta de correio eletrônico (e-mail) válida. Depois, basta entrar na internet, acessando a página do You Tube (www.youtube.com.br), e lá, no alto da página, clicar na opção INSCREVA-SE, para criar sua conta no portal.
O procedimento é similar ao cadastro de criação de conta de um e-mail, onde o usuário irá informar e-mail, senha, nome de usuário (apelido) que pretende usar, local (país), data de nascimento, digitar um código de verificação de palavras, concordar com o termo de uso do portal e, por fim, clicar na opção "CRIAR MINHA CONTA". Pronto! A partir daí é só esperar o envio de um link de confirmação da inscrição para a conta de e-mail informada, e depois acessar sempre o You Tube, na opção LOGIN para acessar a parte do usuário (mediante email e senha).
Dentro do seu perfil, procure no menu a opção VÍDEOS, e lá, enviar vídeos, PROCURAR, que abrirá aquela janela para busca do referido n'alguma pasta de seu computador pessoal. Preencha alguns dados sobre o vídeo e aguarde que o material seja incorporado ao portal. O tempo de incorporação é relativo (já diria Einstein), dependendo do tamanho do vídeo e da velocidade da conexão de internet.
Concluído o processo, o usuário poderá copiar a URL (endereço do vídeo) para colocar no orkut, e-mail, etc. Ou o endereço OBJECT (na opção incorporar), que permite inclusão do mesmo em blogs, wikis, etc. Taí, um passo-a-passo básico de como ser um usuário completo do You Tube. Qualquer dúvida, façam contato pelo espaço para comentários, neste blog.
Sucesso a todos os educadores, blogueiros ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário