sábado, 18 de abril de 2009

A Vida é Uma Só, de Fernando Bianchi, 2004



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=U-bYfJ0EDGE

A Vida é Uma Só, vídeo de Fernando Bianchi, premiado no Festival do Minuto, 2004(www.festivaldominuto.com.br) é para mim uma pequena obra-prima, pela criatividade, originalidade e mensagem contida no título e no enredo. Fantástico. Para ser visto e revisto.

Apresentação:
"Uma diferença de ponto de vista pode mudar tudo".

Realmente, o vídeo trabalha com a questão da perspectiva forçada, muito usada no cinema, antes dos efeitos especiais computadorizados, em que com poucos recursos grandes diretores e diretores de fotografia concebiam suas ideias na base de forçar uma falsa perspectiva, como o vídeo brilhantemente nos mostra. Com o quadro fechado, parece que o carro atropela a mãe com o bebê no colo, mas abrindo esse quadro, vemos que o automóvel está fora de escala. Trata-se de um menino brincando de carrinho alguns metros a frente da mulher com a criança no colo.
Um pequeno vídeo com uma grande ideia que pode ser trabalhada no contexto escolar sobre as falsas impressões, sobre a avaliação precipitada de algo sem o devido "enquadramento" de câmera e olhar. Para estimular a consciência crítica e a visão detalhista do alunado. Um vídeo simplesmente fantástico, que mexe com os opostos.
Afinal, se a vida é uma só (até prova em contrário), nossa visão é multifacetada, dependendo do ponto de vista, dos valores éticos, morais, religiosos, filosóficos etc a ela incorporados...
Como as próprias legendas do filme colocam: "A vida é uma só. Os pontos de vista é que são diferentes".
O ponto de vista do professor é oposto do aluno, mas sem a perspectiva forçada do primeiro em relação ao segundo, o ato de educar fica limitado a apenas um campo de visão... A convergência tecnológica e educacional (de trabalhar com múltiplas perspectivas e multifuncionais equipamentos), talvez seja o caminho para a convergência social.

2 comentários:

  1. Oi, Chris, o vídeo é incrível mesmo!!! Bianchi é criativo e original. Eu adorei e quando descobri, passei a indicar a outros colegas, pois fala de perspectivas diversas. nada é o que primeiro parece. Um abração, quedid'amiga e colega, brigadão pelo comentário e visita.

    ResponderExcluir